Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A palavra alarmístico
A palavra "alarmística" existe?

Na minha profissão, encontro-a muitas vezes em documentos; no entanto, não a encontro em nenhum dicionário.

O conceito que ela quer transmitir é o de definir/configurar alarmes.

Obrigado.

Filipe Godinho Técnico de informática Lisboa, Portugal 5K
Alarmístico/a, adje{#c|}tivo relativo ao substantivo alarme, é uma palavra bem formada, cujo significado é «relativo a alarmismo», termo já de si derivado. A palavra está consagrada, por exemplo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (inclusive na versão editada pelo Círculo de Leitores), mas o seu significado é apenas este: «relativo a alarmismo; em que há alarmismo».

Ora, se, nos documentos que refere, a palavra alarmística é empregada como substantivo (por exemplo, designando uma secção ou área dedicada à configuração de alarmes), então a sua existência já será duvidosa (por não ser contemplada nos dicionários gerais de língua), o que não invalida que possa fazer parte do jargão ou do vocabulário específico de um determinado grupo de profissionais.

Sara Leite
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: adjectivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Morfologia Construcional Campos Linguísticos: Derivação; Dicionários