Explicitassem, de forma clara, a distinção entre os determinantes possessivos na 3.ª pessoa do singular e os determinantes possessivos na 3.ª pessoa do plural, tendo em conta que são "iguais", mas apresentam diferentes possuidores. De que forma posso proceder a uma distinção clara entre ambos, através de exemplos.
Muito obrigada.
Escreve-se «Estudos Farmacoepidemiológicos», ou «Estudos Farmaco-epidemiológicos»?
Gostaria de saber os contextos onde ocorrem os verbos desculpar e desculpar-se. Tenho dúvidas sobre as funções/complementos que os mesmos pedem. Ou serão sinónimos?
Despertar e espertar são sinónimos. Espertina está no dicionário, mas ouço frequentemente dizer, em vez disso, "despertina". Esta palavra existe?
Existe um superlativo absoluto sintético da palavra escuro? Qual?
"Infundado(a)" ou "infundamentado(a)"?
"Infundado" aparece em alguns dicionários com o significado de «que não tem razão de ser».
A palavra "infundamentado" é desconhecida nos dicionários consultados, todavia, a palavra "infundamentado" aparece como o masculino de "infundamentada"!
Gostaria de saber quais são os graus aumentativos e diminutivos das palavras calça e calção.
Obrigada.
Qual é a origem da palavra bastida?
Será correcto utilizar prolixo ou prolífico na frase: «José Saramago escreveu dezenas de romances, por isso é considerado um autor "prolixo"», ou «..."prolífico"»?
Obrigado.
Gostava de perguntar se não há uma diferença nas conjugações do verbo aprazer entre o site Priberam e o LX Conjugator. Creio que sim, e, sendo assim, qual das conjugações está correcta?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações