Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Sandra Alves Professora Madalena – Pico, Portugal 11K

Gostaria de saber os contextos onde ocorrem os verbos desculpar e desculpar-se. Tenho dúvidas sobre as funções/complementos que os mesmos pedem. Ou serão sinónimos?

Filipa Oliveira Quadro superior Coimbra, Portugal 8K

Despertar e espertar são sinónimos. Espertina está no dicionário, mas ouço frequentemente dizer, em vez disso, "despertina". Esta palavra existe?

Madeleine Reinert Marcelino Estudante Campinas, Brasil 8K

Existe um superlativo absoluto sintético da palavra escuro? Qual?

António Manuel Correia de Matos Escriturário Lisboa, Portugal 10K

"Infundado(a)" ou "infundamentado(a)"?

"Infundado" aparece em alguns dicionários com o significado de «que não tem razão de ser».

A palavra "infundamentado" é desconhecida nos dicionários consultados, todavia, a palavra "infundamentado" aparece como o masculino de "infundamentada"!

Susana Silva Estudante Lisboa, Portugal 27K

Gostaria de saber quais são os graus aumentativos e diminutivos das palavras calça e calção.

Obrigada.

José Luís Brandão Médico Espinho, Portugal 3K

Qual é a origem da palavra bastida?

Miguel Rocha Estudante Lisboa, Portugal 8K

Será correcto utilizar prolixo ou prolífico na frase: «José Saramago escreveu dezenas de romances, por isso é considerado um autor "prolixo"», ou «..."prolífico"»?

Obrigado.

Romeu Pereira Desempregado Fafe, Portugal 9K

Gostava de perguntar se não há uma diferença nas conjugações do verbo aprazer entre o site Priberam e o LX Conjugator. Creio que sim, e, sendo assim, qual das conjugações está correcta?

Romeu Pereira Desempregado Fafe, Portugal 7K

Os livros de autores brasileiros que actualmente são publicados em Portugal creio que o são com a norma do português europeu. Portanto, quando o novo acordo entrar em vigor, será que serão editados conforme vêm do Brasil? Se assim for, não será mais confuso depois, dado a diferença que existe em termos gramaticais?

Sou literalmente viciado neste site, e o trabalho que vocês têm feito tem-me ajudado bastante, bem como me tem apaixonado cada vez mais pela nossa língua.

Rui Pereira Ilustrador/téc. de design Lisboa, Portugal 93K

Aprendi no Ciberdúvidas que não se deve usar apóstrofo na forma pra de para. Como se deve fazer a contracção com o advérbio para obter a pronuncia popular “pra’í”? Será assim, ou, como vejo frequentemente escrito, “p’raí”, ou existe ainda outra maneira mais correcta?

Muito obrigado.