A palavra linhagem
Gostaria que me confirmassem se a palavra linhagem (no sentido genealógico e não no sentido de tecido grosseiro) é de origem francesa — lignage. E, nesse caso, como classificá-la quanto ao processo de formação? Qual a palavra primitiva?
Antecipadamente grata.
A expressão «dor de burro»
Gostaria de saber por que motivo se utiliza a expressão «dor de burro» para classificar uma dor abdominal de esforço.Obrigada.
A raiz das palavras Imbelos, Certagem e Alvito
Pretendia saber a raiz das seguintes palavras (topónimos?): Imbelos, Certagem (ou Sertagem?) e Alvito, palavras que dão o nome a ruas e campos da freguesia em que resido (Lavra).
A legitimidade do adjectivo proletário
Proletário pode ser também um adjectivo? No dicionário que tenho, aparece somente como substantivo, mas na expressão comum «o internacionalismo proletário», a palavra surge claramente como adjectivo. A expressão está correcta?
O termo pandemónio
Costumo usar o termo pandemónio, para me referir a «grande confusão».
Todavia, não o encontro no dicionário.
Será falha minha, ou do meu dicionário?
Peloirinho = pelourinho
Pode-se também escrever "peloirinho"? Ou é uma palavra a não usar?
Obrigada pelo esclarecimento.
Câmara Municipal da Chamusca
Como se escreve: «Câmara Municipal de Chamusca», ou «Câmara Municipal da Chamusca»? E porquê?
Sobre concordância e pontuação
Ao ler um jornal, encontrei o seguinte texto em que uma artista relatava: «... O que se faz entre quatro paredes, as taras, os fetiches, não interessa absolutamente a ninguém.» Se bem não me engano, há dois erros gramaticais nesse texto: um de pontuação, separando o sujeito do predicado e outro de concordância?
1) O correto não seria: «... o que se faz entre quatro paredes, as taras, os fetiches não interessam absolutamente a ninguém»?
2) Qual o sujeito do verbo interessar?
3) A resguardar a intimidade daquela artista, e não cometer erros lingüísticos, não ficaria melhor: «... o que se faz entre quatro paredes, sexualmente, não interessa absolutamente a ninguém.» Será que estou equivocado?
4) Há como se colocar um aposto no lugar de «sexualmente» e manter a concordância do verbo interessar como no caso acima?
Apesar de ser matéria recorrente, ficaria satisfeito se me elucidassem.
Aumentativos e diminutivos das palavras lugar, arma, sabonete e festa
Gostaria de saber o aumentativo e diminutivo de lugar, arma, sabonete e festa.
A expressão «para além»
Gostaria de saber se a expressão «para além» está correcta na frase «Como é a vossa vida para além do futebol?», ou só pode ser utilizada em frases do tipo «para além daquele monte», «para além do Tejo há...». Gostaria de saber a razão.
Obrigada pela atenção.
