Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Nelson Bertassoni Bancário Sintra, Portugal 7K

O verbo iterar, apesar de estar correcto, parece mal escrito quando comparado com o verbo reiterar, dado que ambos possuem exactamente o mesmo significado: «repetir, fazer de novo.»

Se o prefixo re- dá o sentido de repetição aos verbos, teriam por acaso alguma explicação sobre a manutenção destes dois verbos no nosso dicionário?

Rosa Rodrigues Tradutora Heidelberg, Alemanha 8K

Encontrei, num livro de ensino, a frase «Os calções estão-me bons». Neste caso, não se devia usar antes o advérbio e dizer «os calções estão-me bem»?

Ricardo Afonso Estudante de Química Braga, Portugal 7K

Além do título, do antetítulo e do subtítulo, como se chamam algumas frases que, por vezes, aparecem antes do início do texto?

José Gonçalves Agente imobiliário Lagos, Portugal 8K

Qual a origem e o significado do nome da vila de Odiáxere, no concelho de Lagos — Algarve?

Remonta a que século?

Qual a evolução do nome? (Em tempos escrevia-se Odeáxere, agora parece ser Odiáxere.)

Lurdes Pinheiro Agricultora Serpa, Portugal 11K

É correcto dizer-se: «estar à conversa com...»?

Maria Xavier Psicóloga Rio de Janeiro, Brasil 3K

Gostaria de saber a transcrição silábica fonética da palavra obstar.

Obrigada.

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil 2K

Persival, ou Percival? Cirino, ou Quirino?

Obrigado.

Pedro Jorge Engenheiro Porto, Portugal 7K

Gostaria de saber qual o significado e a origem da palavra buvete.

Helena Silva Professora Ovar, Portugal 36K

Gostaria de saber se amigo e amor partilham o mesmo radical e, consequentemente, se pertencem à mesma família de palavras.

Grata pela atenção.

Hugo Gouveia Trabalhador-estudante Porto, Portugal 13K

Em primeiro lugar, tenho uma questão que julgo simples: qual é a diferença entre pesquisa e procura? Esta definição vem da necessidade de definir a função de um browser, a que chamamos navegador, que tem a particularidade de permitir pesquisar/procurar informação de modo passivo.

Em segundo lugar, qual é a diferença entre substantivo concreto e substantivo abstracto?

Já vi a definição de que um substantivo concreto nomeia objectos concretos; i. e., objectos que se conhecem através dos sentidos. Porém deus é considerado, nalgumas gramáticas, um substantivo concreto.

«Realidade» é um substantivo concreto, ou abstracto? De facto, eu interajo com a realidade através do sentidos e das acções. Eu posso distinguir o que é real do que não é real — isto é, do que é ideal. Consigo distinguir a realidade da ideia. Então realidade é um substantivo concreto, e ideia, um abstracto? Formulo a questão de um modo ingénuo, mas pretendo com isto entender como se distinguem os substantivos.

Já reparei que a distinção entre substantivo concreto e abstracto não é coerente nas respostas pertinentes que encontrei no Ciberdúvidas: 26/02/1999, 26/11/199802/01/200219/03/200321/10/2004.

A minha questão, portanto, pode resumir-se a isto: é possível definir consistentemente como se classifica um substantivo, ou é sempre necessário convencionar excepções, tal como deus, espírito e alma?

Finalmente, deixo um nota: gostava que melhorassem o vosso sistema de pesquisa (entenda-se activa), porque o número de entradas no Ciberdúvidas avulta, e essas entradas podem ser distinguidas por categorias.

Obrigado pelo vosso trabalho!