Digamos que a pesquisa é uma forma de procura. Do ponto de vista linguístico, diz-se que pesquisa é hipónimo de procura, e este termo, hiperónimo daquele.
No contexto das consultas feitas em páginas da Internet, as duas palavras são praticamente sinónimas, juntando-se a elas uma terceira, busca.
Relativamente à distinção entre substantivos abstractos e substantivos concretos, já a discutimos várias vezes no Ciberdúvidas. Penso que a respostas não são contraditórias, antes definindo critérios flexíveis, porque, como observa o próprio consulente, não é rígido o contraste entre abstracção e concretude, e haverá sempre excepções e casos-fronteira. De uma resposta de Maria Regina Rocha, transcrevo a seguinte passagem:
«Embora os conceitos de concreto e abstracto sejam tradicionalmente considerados em oposição, há quem conceba esta classificação não numa perspectiva de oposição, mas na de uma escala que vai do mais concreto ao mais abstracto, podendo uma palavra ter diferentes graus de abstracção, consoante os contextos. Por outro lado, há substantivos que têm propriedades de um e outro tipo, entrando numa zona de indefinição. Como outras classificações, esta também não é perfeita.»
Por fim, estranho o pedido do consulente, porque o nosso sistema de pesquisa já separa as muitas perguntas em arquivo por categorias. Por conseguinte, recomendo a consulta da página Perguntas e Respostas do Ciberdúvidas.