A origem de «Vi-me e desejei-me»
Gostaria de saber qual a origem da expressão «vi-me e desejei-me...».
Abonador
Gostaria de saber se existe algum vocábulo para designar o indivíduo que dá referências abonatórias acerca de outra pessoa.
Interpretação de «a partir»
«Este contrato produz efeitos a partir do dia 10 de Fevereiro», ou «a partir de Fevereiro». Significa que o dia 10, ou o mês de Fevereiro já estão incluídos?
«É estritamente necessário fazer algo...»
Gostaria de saber se, na frase «É estritamente necessário fazer algo por este velho mundo», a utilização de estritamente é adequada, tendo em consideração o facto de, no contexto em que estava inserida, a frase pretender salientar a ideia de ser necessário fazer algo para proteger o mundo em que vivemos.
Obrigada.
A palavra contrafeito
Contrafeita — Esta palavra é derivada por prefixação, ou composta por justaposição?
Adjectivo de noite
Ando no 5.º ano. A minha professora de Português deu como TPC uma ficha de adjectivos. Mas não consigo encontrar um adjectivo de noite. Podem ajudar-me?
Obrigado.
A dupla grafia de palavras como puré e purê
Como os senhores avaliam o acordo quanto à dupla grafia de palavras como, por exemplo, puré, purê, adoção, por empréstimo, do francês purée? Parece-me que o que ampara a existência da dupla grafia é o respeito à fala regional, diatópica.
No caso do Brasil, que no seu regionalismo linguístico registra, também, em dicionário, a palavra pirê, sob provável cruzamento com pirão, do tupi, como lidaríamos com uma tripla grafia em sala de aula ou em formação de professores da língua portuguesa?
O Acordo não desrespeitaria, no tocante às prescrições da dupla grafia, à variação regional interna dos países ao fixar unicamente as duas formas puré e purê?
E do ponto de vista cultural isso não é ruim para o Brasil e também para Portugal?
Um abraço cearense.
A pronúncia das palavras ideia, assembleia, aldeia e epopeia (português europeu)
Nesta vossa resposta datada de 04/02/09, diz-se que ideia rima com aldeia, assembleia rima com epopeia, etc.
Peço desculpa, mas sempre ouvi pronunciar na minha zona, "idéia", "assembléia" e "aldêia" e "epopêia".
Agradeço um esclarecimento.
Gorjão e Gurjão, novamente
Prezada consultora Ana Martins,
Com relação à resposta dada por V. Exa. a uma consulta minha sobre os apelidos luso-brasileiros Gorjão e Gurjão, devo dizer-lhe, minha senhora, que a resposta não deixou claro qual seria a forma melhor, o que é de se estranhar, haja vista que sempre há uma forma melhor e outra menos boa, ou variante, para os nossos sobrenomes, quando ocorre duplicidade de formas.Esclareço que a ortografia atual à qual me referia é a ortografia anterior ao Acordo Ortográfico que entrou em vigor neste ano aqui no Brasil, pelo menos para a imprensa. Creio que ela pode ser chamada atual, pelo menos para a grafia dos sobrenomes luso-brasileiros em apreço, a qual, pelo Acordo Ortográfico, parece não ter mudado.
Muito obrigado.
A formação das palavras esgaravatar e acontecimento
Por que processos de formação de palavras é que as palavras esgaravatar e acontecimento passaram para serem formadas?
