Aversão, adverso e averso
No que se refere à palavra aversão, não tenho dúvidas. Mas qual o adjectivo correspondente ao substantivo aversão? Sempre ouvi «ele é "averso" a esse tipo de situações», mas não tenho encontrado "averso" nos dicionários, o que me leva a concluir que pode ser mais uma expressão que utilizamos incorrectamente...
Diminutivos de palavras terminadas em -ança (ex.: vingança)
Gostaria de saber qual ou quais os diminutivos das palavras terminadas em -ança, como vingança, lança, esperança, perseverança, poupança, vizinhança, confiança, etc.
«Dar aos taleigos»
Qual a origem da expressão «Dar aos taleigos»?Meus agradecimentos.
O antónimo da palavra favorito
Qual o antónimo da palavra favorito?
Uma acepção de patrono
Que palavra designa a pessoa que dá o nome a uma escola, biblioteca, etc.? Na escola do meu filho, a pessoa que dá o nome é considerada o patrono, está correcto?
A família da palavra roldana
Podemos considerar a palavra roldana uma palavra da família de roda?
As acepções da palavra refeição
Gostava de saber se: 1) tem fundamento ou/e 2) é correcto aplicar refeição com o sentido de recuperar ou reabilitar um telhado. É este o significado pretendido no contexto da frase em que foi aplicado por um ex-emigrante português em França.
Obrigado.
As formas "remorrer", "empobrecidade", "inlógico" e "caível"
As regras de derivação obedecem a morfologia, a semântica, a sintaxe, a fonologia. As formas *remorrer, *emprobecidade, *inlógico,*caível são produtíveis, mas não são utilizáveis. Como explicar o fato?
Sobre o modismo «à condição» (futebol)
Nas jornadas do futebol luso, cada vez mais pulverizadas por vários dias (quase sempre de 6.ª a 2.ª feiras) passou a ser habitual vermos na comunicação social a expressão «Clube X, líder à condição». Isso acontece quando o clube ganha condicionalmente esse lugar porque os seus adversários directos ainda não jogaram.
É de aceitar esta terminologia, ou "condicional" ou mesmo "interino" não seriam mais adequados?
Obrigado.
A origem de «Vi-me e desejei-me»
Gostaria de saber qual a origem da expressão «vi-me e desejei-me...».
