DÚVIDAS

«Comparecer à reunião» e «apresentar-se num local»
Em «comparecer à reunião», «à reunião» é um adjunto adverbial ou complemento indireto? Vi algumas respostas sobre a regência do verbo; porém continuei com a dúvida. O dicionário da Academia Brasileira de Letras define o verbo assim (com a minha frase como exemplo): «Apresentar-se em um local determinado.» «Local determinado» não pode ser considerado um adjunto adverbial? Podem me ajudar? Agradeço aos Senhores pela enorme atenção que sempre tiveram com quem busca conhecimento.
Valores da conjunção mas
Vi, numa aula de conjunções coordenativas adversativas, que o valor semântico de "ressalva" é diferente do de "contraste". Contudo, embora a professora explicasse a diferença, ela não ficou tão clara para mim, pois foram me dados poucos exemplos. Se vocês puderem enriquecer meu material de estudos, ficaria eternamente grata. Veja abaixo o que a professora me mostrou: a) «Tentei chegar mais cedo, porém não consegui». No período composto acima, a conjunção "porém" possui valor semântico de contraste, oposição. b) «Seu discurso foi breve, mas violento». No período composto acima, a conjunção "mas" possui valor semântico de ressalva, compensação. Vocês poderiam me mostrar mais exemplos?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa