Recordemos que o aspeto habitual se associa à descrição de uma situação que «representa um padrão de repetição da situação suficientemente relevante a ponto de poder ser considerado como uma propriedade característica da entidade representada pelo sujeito gramatical»1, ao passo que o aspeto iterativo descreve uma situação «que se obtém quando uma situação é repetida numa porção espácio-temporal delimitada, mas sendo o conjunto dessas repetições perspetivado como um evento único»1.
Se atentarmos na frase apresentada pela consulente, percebemos que o locutor apresenta uma característica habitual de uma dada situação e não uma situação que ocorre num dado intervalo temporal. Assim sendo, a frase veicula um valor aspetual habitual:
(1) «(Mas quantas vezes, ao lado desse progresso,) vamos deparando com uma acrescida aridez relacional.» (destacam-se os segmentos que contribuem para leitura habitual)
Refira-se ainda que este aspeto é muitas vezes compatível com o aspeto imperfetivo. Neste caso, verifica-se esta compatibilidade porque a situação é descrita como estando no seu decurso.
Disponha sempre!
1. Cunha in Raposo et al., Gramática do Português. Fundação Calouste Gulbenkian, p. 586.