Como se deve pronunciar a palavra Google? Pode pronunciar-se "googol" em português?
A minha dúvida é a seguinte: devo escrever retrato-robot ou usar o termo sem o hífen?
Gostaria que me informassem se a palavra biocombustíveis está correcta.
Agradeço desde já a vossa resposta.
Tendo acabado de adquirir o recentíssimo Dicionário Houaiss – Sinónimos e Antónimos (Círculo de Leitores/Instituto Antônio Houaiss, Lisboa/Rio, 2007), verifico, com estupefacção, que o termo planeta é referido como substantivo feminino. Estando excluída a hipótese de se tratar de uma gralha tipográfica (uma vez que tal é reafirmado no próprio texto de introdução assinado por Mauro de Salles Villar) e tendo em consideração o grande prestígio do dicionário em questão, gostaria de saber se há alguma justificação para este facto. Atenção: não se trata da veste litúrgica (palavra, essa, sim, pertencente à classe gramatical s. f.). Não ignoro o facto de, antigamente, planeta ter sido substantivo feminino. Mas será que alguém se lembrou de introduzir nova mudança? Note-se ser suposto tratar-se do melhor dicionário de sinónimos da língua portuguesa. Recordo que o Houaiss, dicionário geral, indica, como é de esperar, tratar-se de um substantivo masculino. Que me dizem?
Está na moda o termo calafão.
Qual o seu significado? Trata-se de um termo popular dos Açores?
Qual o conceito de entropia e neguentropia?
Por exemplo, na seguinte frase: «Explicar o papel do gestor de recursos humanos como elemento neguentrópico, visando o equilíbrio e o desenvolvimento organizacional.»
O feminino de ladrão é ladra? E porquê?
Qual será a melhor definição de nonsense, e mais especificamente na obra literária para a infância? Será que podem fazer referência a algum autor, nomedamente a Luísa Ducla Soares?
Qual a forma mais correcta:
«... a pequena e a média burguesia...»
ou
«... as pequena e média burguesias...»?
Isto é, se retirar o segundo determinante (no primeiro exemplo), terei de colocar o primeiro no plural? E a palavra burguesia fica no plural?
E neste caso direi: «O 2.º e 3.º ciclo de escolaridade» ou «Os 2.º e 3.º ciclos de escolaridade»?
A pergunta que vai levar os portugueses às urnas no próximo dia 11 de Fevereiro não pára de me suscitar uma dúvida, de cada vez que a leio: «Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?»
Se ignorarmos o complemento determinativo «da interrupção voluntária da gravidez» da frase, não se torna claro e evidente que o sujeito de todas as acções que a seguir se referem na frase dizem respeito, na verdade, à «despenalização»? Isto é, no fundo, pretende-se saber se concordamos com a «despenalização, se realizada (...) em estabelecimento de saúde legalmente autorizado», o que, obviamente, não faz qualquer sentido?
Gostaria muito que me esclarecessem esta dúvida, pois parece-me lamentável que tal tenha escapado aos mais altos representantes deste país.
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações