Entropia e neguentropia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Entropia e neguentropia

Qual o conceito de entropia e neguentropia?

Por exemplo, na seguinte frase: «Explicar o papel do gestor de recursos humanos como elemento neguentrópico, visando o equilíbrio e o desenvolvimento organizacional.»

Sandrine Abreu Estudante Esposende, Portugal 9K

Entropia é um vocábulo que teve origem na física, onde significa «medida da energia não disponível para a realização de trabalho». Na comunicação, significa «mediada da desordem ou da imprevisibilidade da informação».

Neguentropia, que corresponde à negação da entropia, significa, na biologia, «função que representa o grau de ordem e de previsibilidade existente num sistema». Como vemos, «elemento neguentrópico» significa «aquele que contribui para o equilíbrio e para o desenvolvimento organizacional».

O processo de formação de neguentropia é semelhante ao da palavra negócio, que contém a ideia de negação de ócio. Quem tem um negócio é aquele que não quer ficar no ócio.

A. Tavares Louro
Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica