Quais das seguintes formas gramaticais estão correctas: «ser-se agressivo com alguém», «ser agressivo para com alguém», «ser agressivo para alguém», «ser agressivo com alguém»?
Obrigado pelos esclarecimentos.
Gostaria de saber se a palavra pessoa já foi escrita de forma "pessôa" e, em caso afirmativo, quando tal mudança ortográfica foi introduzida.
Muito agradecido.
Li no livro A Filha do Capitão, de José Rodrigues dos Santos, que Afonso recebeu a carta-de-prego do vice-reitor do seminário por andar a simular jogar a bola com pedras, por não ter o esférico. Compreendi que foi um «convite» à saída da instituição, mas porque lhe chamam «carta-de-prego»?
A palavra postalete existe? Em que circunstâncias é aplicada?
Eis um contexto: «[...] Do acidente resultou danos materiais nos dois veículos e num postalete de informação de ruas [...].»
Muito obrigada.
Gostaria de saber o que significa o termo «custo livre», se sem custos ou se, pelo contrário, com custos livremente fixados.
O correto é «fez [ou fizeram?] dias frios neste inverno»?
Gostaria de saber qual é a forma correcta de escrever: "gang", ou "gangue"?
Obrigado pela atenção.
Qual a origem da palavra calendário? E como ela evolui até aos tempos de hoje?
Gostaria de saber a origem e o significado da expressão «de fora» referida a certos juízes.
Mais concretamente: a expressão remete-nos para a noção de distância («juiz que não é daqui»), para a noção de fora, plural de forum, com sentido de «comarca», ou ainda para outra noção?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações