Será correcto escrever a palavra estado quando nos referimos a um Estado em abstracto, ou seja, sem que se queira identificar um Estado concreto? Exemplo: deve-se escrever o «Estado português», mas se quisermos dizer «qualquer estado deve obedecer às normas internacionais» pode-se escrever em minúscula a palavra estado?
Obrigado pela atenção dispensada.
Tenho dúvida quando ouço a expressão "mensalidade anual". Penso que o termo mensalidade se refere a mês. Ouvi falar que mensalidade pode se referir a algo periódico, não sendo necessariamente mensal, de forma que mensalidade poderia ser anual. Para mim fica esquisito.
Isto é correto?
O verdete do cobre chama-se azinhavre, azebre ou zinabre. Estes são os nomes que efetivamente encontro em dicionários por mim consultados. Ocorre, porém, que na minha cidade ouço somente a forma "azinabre", a qual parece ser usada também em outras partes do Brasil; todavia, não é consignada pelos dicionários. Diante disto, pergunto-vos se "azinabre" é ou não é uma forma correta e aceitável.
Muito obrigado.
O que significa "pé-alto"?
Segue-se o contexto em que surgiu: «Sem sinais de kitsch fadista, um pé-alto de sete metros, tectos em abóbada, colunas de pedra, tem uma década de história (...).»
No verso de Camões «Alma minha gentil que te partiste», e perante a questão «Que figura de estilo se liga ao emprego do verbo partir?», qual se deve indicar: metáfora e/ou eufemismo?
Bem haja.
Agradeço informação sobre onde aprender as regras gerais para abreviar palavras. Como abreviar «Administração de Pessoal e Vencimentos», de forma a não ocupar mais do que 21 espaços (em texto para Internet)?
É mais correcto «Adm. Pes. Vencimento», ou «Adm. Pessoal Vencim.»?
Grata pela atenção dispensada.
Surgiu-me uma dúvida relativamente à família de palavras de Natal? Natal: natalício, natalidade...
Num texto da área petrolífera, deparei-me com as seguintes frases: 1) «Foram utilizados como parâmetros na avaliação da pressão de poros os expoentes de perfuração Nx e Dxc, o comportamento de gases de formação, gases de pistoneio, de conexão e de manobra.»
O que significa «pistoneio» e, consequentemente, «gás de pistoneio»?
2) «A temperatura da lama de saída também foi monitorada, porém não pode ter muita valia, devido ao comprimento do Riser ser muito grande.»
Qual o significado de "Riser" e porque se encontra com letra maiúscula?
Muito obrigado!
Em televisão, o primeiro episódio duma série é denominado por piloto. Eu gostaria de saber se em português se designa "episódio-piloto" (que é a forma que eu costumo usar), "episódio piloto", ou se se pode escrever de ambas as formas.
Obrigado.
A minha dúvida deriva do seguinte: sou professor universitário de Virologia e sempre usei o género masculino para denominar os vírus (ex.: «a infecção pelo HIV»; «verificada no CMV»), mas recentemente fui confrontado com um comentário no qual me foi dito que os microrganismos não têm género, pelo que o correcto será dizer: «a infecção por HIV» e «verificada em CMV», entre outras. Qual é a forma correcta?
Obrigado pela vossa atenção.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações