O significado de pistoneio e de riser (exploração de petróleo) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O significado de pistoneio e de riser (exploração de petróleo)

Num texto da área petrolífera, deparei-me com as seguintes frases: 1) «Foram utilizados como parâmetros na avaliação da pressão de poros os expoentes de perfuração Nx e Dxc, o comportamento de gases de formação, gases de pistoneio, de conexão e de manobra.»

O que significa «pistoneio» e, consequentemente, «gás de pistoneio»?

2) «A temperatura da lama de saída também foi monitorada, porém não pode ter muita valia, devido ao comprimento do Riser ser muito grande.»

Qual o significado de "Riser" e porque se encontra com letra maiúscula?

Muito obrigado!

Rogério Silva Estudante Macau, China 3K

Trata-se de termos técnicos referentes à exploração do petróleo, usados em português do Brasil.

Pistoneio é o substantivo correspondente a pistonear, por sua vez correspondente ao verbo to swab (ver este blogue, consultado em 16/11/2010). Num sítio da Internet dedicado à tradução (ProZ.com), encontra-se a seguinte definição: «É um método de recuperação de fluidos do interior da coluna, utilizando-se o cabo do tambor do guincho auxiliar da sonda, ou guincho específico, tendo em sua extremidade equipamento adequado para pistoneio.»

A expressão «gás de pistoneio» designará um efeito desse método.

Quanto a riser, que é um anglicismo e deve ter inicial minúscula, é termo que se aplica aos «[...] tubos que ligam a plataforma ao fundo do mar e [...] são geralmente utilizados no começo da prospecção» (cf. esta página, consultada em 5/01/2011).

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica Campos Linguísticos: Estrangeirismos; Atestação/Significado de palavras