A terminação do plural dos substantivos entre parêntesis
É normal escrever-se um substantivo no singular acompanhado da terminação do seu plural entre parêntesis, por exemplo, documento(s) ou autor(es).
Gostaria de saber se o mesmo também se aplica a substantivos cujo plural se forma mudando:
ão em ões/ão em ães, por ex.: organização(ões)?
al, el, ol, ul mudando o l em is, por ex.: metal(ais)?
Não me parece correto, uma vez que a formação do plural não ocorre com a simples junção de um s, mas, sim, com a troca de ão por ões, por isso a minha dúvida.
Muito obrigada.
As palavras fusível, couve-flor e telefone
As palavras fusível, couve-flor e telefone são substantivos derivados?
O plural de eleitor-fantasma
Como não encontro no Ciberdúvidas uma resposta clara sobre o plural dos nomes compostos, nomeadamente os que integram dois substantivos, gostaria de saber: eleitores-fantasma, ou eleitores-fantasmas? Empresas-fantasma, ou empresas-fantasmas? Cidades-fantasma, ou cidades-fantasmas? Crianças-soldado ou crianças-soldados?
É que ando a ler e a ouvir na comunicação social portuguesa as duas formas, indiscriminadamente...
Muito obrigado.
O significado e a etimologia de heautognose
Qual o significado e a origem etimológica de heautognose?
O aumentativo de caderno
Gostaria de saber o aumentativo de caderno.
O significado da expressão «filtro amoroso»
Podeis dizer-me qual é o significado da expressão «filtro amoroso»?
Muito obrigado.
Nazi, nazista, liberal e liberalista
Peço um esclarecimento sobre o uso correto dos substantivos e adjetivos nas frases que se seguem:
Os nazis atacaram. Os nazistas atacaram. Ele defende os valores nazis. Ele defende os valores nazistas.
(Li a entrada sobre «nazi» e «nazista», mas não percebi se se referia ao Português de Portugal ou à variante brasileira.)
Os liberais atacaram. Os liberalistas atacaram. Ele defende os valores liberais. Ele defende os valores liberalistas.
Obrigado pela atenção.
A família da palavra justiça
Gostaria de saber se a palavra judicial pertence à família da palavra justiça.
Antecipadamente grato.
O aumentativo do substantivo trabalho
Gostaria de saber o aumentativo de trabalho.
Acerca do significado de jurista
Gostaria de saber se, apesar de já ser comum, é correcto chamar jurista a um licenciado ou a um mestre em Direito, ou se a palavra deve ficar reservada aos jurisconsultos. Releva apenas a formação em Direito, ou é necessário ter como profissão dar pareceres sobre questões de Direito?
Obrigada!
