Raiz, radical, tema e vogal temática - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Raiz, radical, tema e vogal temática

Será que me poderia dar, exemplificando, a distinção entre os conceitos acima referidos?
Grata pelas vossa atenção

Manuela Cunha Porto, Portugal 39K

A raiz é o constituinte da palavra que contém significado lexical mas não inclui afixos derivacionais ou flexionais (cf. carr- raiz nominal de carro).
O radical é o constituinte da palavra com significado lexical que não inclui afixos de flexão, mas que pode incluir afixos derivacionais. Os radicais podem ser: radicais adjectivais, radicais adverbiais, radicais nominais e radicais verbais.
Os radicais podem ter uma estrutura simples (constituídos por um único morfema, como cas-, radical simples de casa) ou complexa (constituídos por mais do que um morfema, como nacionaliza-, de nacionalização).
O tema é o constituinte da palavra que inclui uma raiz ou um radical e um índice temático ou uma vogal temática. Os temas, tal como os radicais, podem ser adjectivais, adverbiais, nominais ou verbais.

[[cant] radical verbal [a] vogal temática ] tema verbal
[[doc] radical adjectival [e] índice temático ] tema adjectival
[[bol] radical nominal [a] índice temático ] tema nominal

A vogal temática é o afixo que identifica o paradigma de flexão verbal a que pertence o verbo. No Português há três vogais temáticas: -a, -e, -i:

(ele) canta
(ele) come
(eu) parti

Carla Viana
Áreas Linguísticas: Gramática; Morfologia