DÚVIDAS

Arremate e remate

Trabalho numa empresa de construção em que usamos regularmente a palavra «remate» quando falamos do acabamento de paredes e pavimentos. No entanto, com a entrada de um novo elemento na nossa equipa surgiu uma pequena discussão relativamente ao emprego desta palavra uma vez que ele usa a palavra «arremate» que alguns de nós entendem ser errada nesta circunstância. Qual a palavra correcta a empregar?

Resposta

Arremate significa, de acordo com o Dicionário Eletrônico Houaiss, «ato ou efeito de arrematar; término, desfecho, remate; último detalhe para finalizar ou concluir algo». Quanto a remate, quer dizer «ato ou efeito de rematar ou concluir; última operação destinada a tornar uma obra perfeita ou completa; aquilo que remata».
São palavras sinónimas, mas remate, segundo o Dicionário da Porto Editora, ainda é, na área da arquitectura, «enfeite que encima uma peça de arquitectura».
Em conclusão, talvez remate seja o termo mais usado no contexto referido, mas arremate também não está errado.
Uma curiosidade atestada no Houaiss: arremate ainda é, na área do futebol, regionalismo do Brasil e quer dizer «chute em gol, concluindo uma jogada», enquanto remate é regionalismo de Portugal e significa «chute em gol; arremate».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa