Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Morfologia
Manuela Barradas Professora do ensino secundário Sendim, Portugal 21K

Como se chama o habitante de uma vila? E qual o seu feminino?

Luís Vicente Garcia Brasil 17K

Tenho notado que muitos autores, nos textos científicos, omitem o artigo em algumas expressões. Tenho dúvida se isso é correto. Exemplos:
«Dor em cotovelo esquerdo.»
«Em condições basais e em presença de volemia normal.»
«... relataram que a clonidina foi eficaz em diminuir a pressão arterial em coelhos.»

Patrícia Rodrigues Portugal 6K

Qual o significado de metrossexual? Essa palavra existe? Obrigada.

Nuno Sousa Portugal 16K

“Obrigadíssimo” é uma palavra muito em voga actualmente como forma de agradecimento.
Esta palavra existe?

Abel Mendes Electromecânico Feira, Portugal 7K

Penso ser verdade (mas...) haver alteração fonética do singular para o plural de berma/bermas. Assim me formaram, mas farto-me de ouvir informações na rádio, sobre trânsito, e quando soa bermas... soa-me mal.

Mário Barros Portugal 14K

Como se conjuga o verbo polir (dar lustre, brunir; educar, civilizar)?

Sónia Abreu Portugal 14K

No caso de um nome de uma empresa, Proinov, o género é masculino ou feminino? Dizemos a Proinov (subentendendo a empresa) ou o Proinov, por a terminação sugerir masculino?

Grata pela atenção!

Matheus Migotto Brasil 5K

Preciso de ajuda: gostaria de saber se existe alguma classificação ou nomenclatura especial na língua portuguesa para palavras que parecem ter um certo sentido por iniciarem ou terminarem por algum afixo grego ou latino mas que na verdade possuem sentido totalmente diferente. Gostaria também de exemplos desse tipo de palavras, o máximo possível.
Ex.: equinócio: não tem nada que ver com cavalos (eqüino) nem com falta do que fazer (ócio).

Desde já muito obrigado!

Joana Martins Portugal 4K

Gostaria de saber qual a classificação morfológica da palavra «lá» na seguinte frase: «O clube x lá ganhou.»

Obrigada pela atenção.

Patrícia de Sousa Porto, Portugal 25K

Gostaria, antes de mais, de parabenizá-los pelo tão desejado regresso que, creio, era aguardado por todos aqueles que vêem nele o vigoroso pulsar da Língua Portuguesa e que são muitos, a julgar pelos votos de confiança e apoio que foram sendo prestados ao Ciberdúvidas.
A dúvida que venho colocar tem a ver com a tão complicada questão da utilização do hífen. Assim, gostaria que me ajudassem na dúvida na grafia das seguintes palavras: data início/
/data-início; data fim/data-fim? Seguindo a regra da formação de palavras por composição (justaposição), penso que se escreveriam com hífen; data-início e data-fim. Seguindo a grafia de data-valor, que é, segundo o dicionário da Porto Editora, a grafia correcta, estas seriam também as formas correctas. No entanto, as minhas dúvidas prendem-se com o facto de nunca ter visto estas palavras escritas com hífen, mas sim como "data fim" e "data início". Fiz inclusive uma pesquisa no corpus CETEMPúblico, da qual não obtive nenhum resultado. Seria possível ajudarem-me com esta questão?
Agradecendo desde já toda a atenção dispensada, despeço-me com os melhores cumprimentos, desejando-lhes a continuação do valioso trabalho que têm vindo a prestar a todos nós.