O verbo prestar e a semântica do seu objecto
Será lícito o uso da expressão «actividades prestadas»? Ou seja, é possível empregar o verbo prestar com a palavra actividades? Ou apenas «se prestam serviços»?
É aceitável a frase: «Renovar e diversificar as actividades prestadas aos associados, garantindo o funcionamento e a sustentabilidade da Associação, tendo em conta as novas realidades e os desafios profissionais das instituições onde trabalham»?
Sobre a existência de regras para a formação de abreviaturas
Agradeço informação sobre onde aprender as regras gerais para abreviar palavras. Como abreviar «Administração de Pessoal e Vencimentos», de forma a não ocupar mais do que 21 espaços (em texto para Internet)?
É mais correcto «Adm. Pes. Vencimento», ou «Adm. Pessoal Vencim.»?
Grata pela atenção dispensada.
O significado de pistoneio e de riser (exploração de petróleo)
Num texto da área petrolífera, deparei-me com as seguintes frases: 1) «Foram utilizados como parâmetros na avaliação da pressão de poros os expoentes de perfuração Nx e Dxc, o comportamento de gases de formação, gases de pistoneio, de conexão e de manobra.»
O que significa «pistoneio» e, consequentemente, «gás de pistoneio»?
2) «A temperatura da lama de saída também foi monitorada, porém não pode ter muita valia, devido ao comprimento do Riser ser muito grande.»
Qual o significado de "Riser" e porque se encontra com letra maiúscula?
Muito obrigado!
A diferença entre pegar e apanhar
Gostaria muito de saber qual é a diferença entre pegar e apanhar, e em que casos se usa cada verbo.
Obrigada.
Episódio-piloto
Em televisão, o primeiro episódio duma série é denominado por piloto. Eu gostaria de saber se em português se designa "episódio-piloto" (que é a forma que eu costumo usar), "episódio piloto", ou se se pode escrever de ambas as formas.Obrigado.
A origem e o significado da expressão «dar um frango»
Gostaria de saber a origem da expressão «dar um frango» (ou peru), quando um guarda-redes permite um golo que teria defesa fácil.
Obrigado.
O uso de artigo definido com siglas referentes a vírus
A minha dúvida deriva do seguinte: sou professor universitário de Virologia e sempre usei o género masculino para denominar os vírus (ex.: «a infecção pelo HIV»; «verificada no CMV»), mas recentemente fui confrontado com um comentário no qual me foi dito que os microrganismos não têm género, pelo que o correcto será dizer: «a infecção por HIV» e «verificada em CMV», entre outras. Qual é a forma correcta?
Obrigado pela vossa atenção.
A função desempenhada pelo quantificador numeral cardinal três
Na frase «As três questões foram ignoradas», o quantificador numeral cardinal três pode ser considerado um modificador restritivo do nome?
De acordo com as gramáticas, normalmente, esta função é desempenhada por um adjectivo, um grupo preposicional ou uma oração subordinada adjectiva relativa restritiva. Então, que função desempenha o quantificador?
A palavra bilharaco
A palavra bilharaco refere-se a um produto culinário — espécie de doce — usualmente confeccionado na época do Natal. Por curiosidade tentei, sem sucesso, procurar o significado, ou origem, da palavra no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora. Como a pesquisa resultou infrutifera, pensei que se possa tratar de uma palavra não constante da língua portuguesa. Será este o caso?
Oceano, praia e respectivos holónimos
Podemos considerar oceano como holónimo?
Se considerarmos, os seus merónimos serão água, rochas, algas, peixes...?
E se considerarmos praia como holónimo, areia, mar, rochas podem ser seus merónimos?
