Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Léxico
Matilde Antunes Professora Barreiro, Portugal 4K

Na frase «As três questões foram ignoradas», o quantificador numeral cardinal três pode ser considerado um modificador restritivo do nome?

De acordo com as gramáticas, normalmente, esta função é desempenhada por um adjectivo, um grupo preposicional ou uma oração subordinada adjectiva relativa restritiva. Então, que função desempenha o quantificador?

Rui Nogueira Estudante Porto, Portugal 4K

A palavra bilharaco refere-se a um produto culinário — espécie de doce — usualmente confeccionado na época do Natal. Por curiosidade tentei, sem sucesso, procurar o significado, ou origem, da palavra no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora. Como a pesquisa resultou infrutifera, pensei que se possa tratar de uma palavra não constante da língua portuguesa. Será este o caso?

Cátia Correia Estudante Braga, Portugal 4K

Podemos considerar oceano como holónimo?

Se considerarmos, os seus merónimos serão água, rochas, algas, peixes...?

E se considerarmos praia como holónimo, areia, mar, rochas podem ser seus merónimos?

Cecília Teixeira Oliveira Estudante Uberaba, Brasil 92K

Tenho lido e ouvido reiteradamente, em sítios virtuais e na TV brasileira, a palavra "brócoli" como se fosse o singular da palavra "brócolis". Gostaria de saber se o uso desse singular está correto, embora me pareça estar completamente equivocado.

Parabéns pelo sítio!

Grata!

Francisco Castro Nieto Professor Ponte Vedra, Espanha 4K

A questão que eu coloco diz respeito ao significado de corte como «ação de cortar; talho, incisão de instrumento cortante». Gostava de saber se este uso aparece já nos primórdios do português ou, se for registado posteriormente, a que altura da história da nossa língua se pode datar.

Grato pela atenção dispensada.

Fátima Barbosa Operadora de caixa Rio de Janeiro, Brasil 6K

Quero saber mais detalhes da palavra esquizofrénico e profundidade do agravo desta doença.

Obrigada.

Sarah Dias Assessora cientifica Lisboa, Portugal 41K

Gostaria que me esclarecesse esta dúvida: a palavra certa é conceitual, ou conceptual? Existem as duas? Será que muda o sentido?

Mas vem de conceito, não é, e não de "concepto"?

Tenho a impressão de que os brasileiros só usam a palavra conceitual, mas queria saber qual é a regra na língua portuguesa agora com o acordo ortográfico.

Agradeço-lhe desde já.

Teresa Nunes dos Santos Funcionária pública Lisboa, Portugal 8K

Gostaria de saber a origem dos sobrenomes Nunes e Santos.

André Pereira Jornalista Tomar, Portugal 16K

O termo chauvinismo é definido pela língua portuguesa como «termo dado a todo o tipo de opinião exacerbada, tendenciosa, ou agressiva em favor de um país, grupo ou ideia». Porém, a sua associação mais habitual é a de rejeição social face a pessoas ou elementos de outras nacionalidades! A minha dúvida é se chauvinista pode ser associado nos dois sentidos, ou seja, «opinião tendenciosa a favor de um país» (um sinónimo por assim de dizer de nacionalista) mas também de rejeição social face ao que é de outros países, ou se, por outro lado, apenas é associado a algum tipo de exclusão de grupo/ideia cultural, social e racial estrangeiros?

Américo Gabriel Aguiar Jubilado Maldonado, Uruguai 9K

Eu gostaria de saber a origem do meu nome.

Obrigado.