DÚVIDAS

As acepções de chauvinista e chauvinismo

O termo chauvinismo é definido pela língua portuguesa como «termo dado a todo o tipo de opinião exacerbada, tendenciosa, ou agressiva em favor de um país, grupo ou ideia». Porém, a sua associação mais habitual é a de rejeição social face a pessoas ou elementos de outras nacionalidades! A minha dúvida é se chauvinista pode ser associado nos dois sentidos, ou seja, «opinião tendenciosa a favor de um país» (um sinónimo por assim de dizer de nacionalista) mas também de rejeição social face ao que é de outros países, ou se, por outro lado, apenas é associado a algum tipo de exclusão de grupo/ideia cultural, social e racial estrangeiros?

Resposta

Chauvinista  (in Dicionário Eletrônico Houaiss):  «relativo a chauvinismo; chauvinístico»-

Chauvinismo: «patriotismo fanático, cego, agressivo», quer dizer, por extensão de sentido, «entusiasmo excessivo pelo que é nacional, e menosprezo sistemático pelo que é estrangeiro» ou «entusiasmo intransigente por uma causa, atitude ou grupo».  Ou seja, o chauvinista é também aquele que tem «menosprezo sistemático pelo que é estrangeiro».

Etimologicamente,  e conforme a mesma abonação, chauvinismo vem do «antr[opônimo] Nicolas Chauvin + -ismo, prov[avelmente] por infl[uência] do fr[ancês] chauvinisme (1834) "id.", de Chauvin, nome de um soldado francês que exaltava ingenuamente as armas do primeiro Império, tipo popularizado e ridicularizado por seu extremado patriotismo, no vaudeville de Cogniard (1806-1872) La Cocarde Tricolore (1831)»; e diz ainda que o «voc[ábulo] [é] consid[erado] gal[icismo] pelos puristas, que sugeriram em seu lugar: nacionalismo exacerbado, xenofobia».

Assim, chauvinista também é, por extensão de sentido, aquele que «rejeita tudo o que é de outros países». Ou, ainda, a «opinião tendenciosa a favor de um país» já pressupõe a «rejeição face ao que é de outros países».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa