Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Léxico
Sara Galheto Pinto Estudante Sacavém, Portugal 4K

Queria saber se me podem dizer qual a origem do meu sobrenome Galheto. Por muito que eu procure, não a encontro. Se serve de alguma ajuda, o nome vem do pai do meu avô materno, que vivia no Alentejo, perto de Beja, numa pequena terra chamada Baleizão.

Madalena Correia Advogada Algarve, Portugal 5K

Gostava de saber o significado das seguintes palavras: papironga; sesgo; solfejar e zigomautauricular.

Francisco José São Marcos Amaral Médico Figueira da Foz, Portugal 9K

A freguesia de S. Salvador de Ílhavo tem, entre outros, dois lugares chamados de Alqueidão e Espinheiro. Qual a possível origem desses nomes?

Joaquim J. Empregado de escritório Lisboa, Portugal 11K

Utiliza-se frequentemente a palavra algures para identificar acontecimentos no tempo, como, por exemplo, em expressões do género “algures no ano passado”, “algures em Junho” ou “algures no Verão”.

Todos os dicionários que consultei apontam para que a palavra algures apenas deva ser utilizada como referência a um determinado espaço.

Já que existem outras palavras utilizadas indiscriminadamente no âmbito das duas dimensões, espaço e tempo, altura («a determinada altura») ou passo («passo a passo»), por exemplo, seria incorrecto utilizar algures nos contextos acima referidos?

Que alternativas igualmente práticas me podem sugerir?

Olenir Maria Mendes Professora Uberlândia, Brasil 16K

Tem sido comum, principalmente na Internet, o uso de @ para identificar palavras que marcam o masculino e feminino. Este uso pode ser considerado correto e aceito pela «língua culta»?

André Gouveia Tradutor Braga, Portugal 22K

Gostaria de saber se «agência reguladora» e «agência regulamentadora» são expressões sinónimas ou se há diferenças no seu uso. Creio que tem havido uma grande confusão em Portugal no uso destas expressões, assim como no uso dos verbos regular e regulamentar.

Jorge Perez Comerciante São Paulo, Brasil 9K

Qual a origem das palavras rudimentos, deixar e curar?

José António V. de Freitas e Silva Tradutor de obras literárias Lisboa, Portugal 8K

Segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, boxímane é a forma preferencial deste substantivo, mas no VOP publicado pelo ILTEC apenas se encontra a forma bosquímano, classificado pelo mesmo Houaiss como forma não preferencial. Muito agradecia que me esclarecessem quanto à razão duns e doutros e, nomeadamente, se é aceitável que o VOP consagre esta forma.

Maria Fernandes Arquiteta Caminha, Portugal 13K

Como se designa um conjunto de caracóis?

Beatriz B. Delegada Lages, Brasil 54K

Gostaria de conhecer exemplos de animais epicenos.