Queria saber se me podem dizer qual a origem do meu sobrenome Galheto. Por muito que eu procure, não a encontro. Se serve de alguma ajuda, o nome vem do pai do meu avô materno, que vivia no Alentejo, perto de Beja, numa pequena terra chamada Baleizão.
Gostava de saber o significado das seguintes palavras: papironga; sesgo; solfejar e zigomautauricular.
A freguesia de S. Salvador de Ílhavo tem, entre outros, dois lugares chamados de Alqueidão e Espinheiro. Qual a possível origem desses nomes?
Utiliza-se frequentemente a palavra algures para identificar acontecimentos no tempo, como, por exemplo, em expressões do género “algures no ano passado”, “algures em Junho” ou “algures no Verão”.
Todos os dicionários que consultei apontam para que a palavra algures apenas deva ser utilizada como referência a um determinado espaço.
Já que existem outras palavras utilizadas indiscriminadamente no âmbito das duas dimensões, espaço e tempo, altura («a determinada altura») ou passo («passo a passo»), por exemplo, seria incorrecto utilizar algures nos contextos acima referidos?
Que alternativas igualmente práticas me podem sugerir?
Tem sido comum, principalmente na Internet, o uso de @ para identificar palavras que marcam o masculino e feminino. Este uso pode ser considerado correto e aceito pela «língua culta»?
Gostaria de saber se «agência reguladora» e «agência regulamentadora» são expressões sinónimas ou se há diferenças no seu uso. Creio que tem havido uma grande confusão em Portugal no uso destas expressões, assim como no uso dos verbos regular e regulamentar.
Qual a origem das palavras rudimentos, deixar e curar?
Segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, boxímane é a forma preferencial deste substantivo, mas no VOP publicado pelo ILTEC apenas se encontra a forma bosquímano, classificado pelo mesmo Houaiss como forma não preferencial. Muito agradecia que me esclarecessem quanto à razão duns e doutros e, nomeadamente, se é aceitável que o VOP consagre esta forma.
Como se designa um conjunto de caracóis?
Gostaria de conhecer exemplos de animais epicenos.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações