DÚVIDAS

O uso do advérbio algures

Utiliza-se frequentemente a palavra algures para identificar acontecimentos no tempo, como, por exemplo, em expressões do género “algures no ano passado”, “algures em Junho” ou “algures no Verão”.

Todos os dicionários que consultei apontam para que a palavra algures apenas deva ser utilizada como referência a um determinado espaço.

Já que existem outras palavras utilizadas indiscriminadamente no âmbito das duas dimensões, espaço e tempo, altura («a determinada altura») ou passo («passo a passo»), por exemplo, seria incorrecto utilizar algures nos contextos acima referidos?

Que alternativas igualmente práticas me podem sugerir?

Resposta

O advérbio algures, derivado «do cruzamento de algum e alhures [que, por sua vez, provém do latim aliorsu-, “em outro lugar”]» (Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado), designa «algum lugar; alguma ou qualquer parte» (Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, 2001).

Aliás, o valor de «algum lugar», «de alguma parte», associando este advérbio à noção de espaço, é o que se encontra registado em todos os dicionários consultados (Dicionário da Língua Portuguesa, de Cândido de Figueiredo; Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora; Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa).

Estranha-se, por isso, o seu uso ligado à ideia de tempo. Talvez isso se deva à tendência de se misturar (e confundir) as categorias de espaço e de tempo, como se de um mesmo núcleo se tratasse. E, uma vez que algures remete para algo indefinido e impreciso (no domínio do espaço) e parece sugerir o recurso à memória (de algo longínquo – no tempo), poder-se-á tentar encontrar aí explicação para tal utilização desse advérbio.

Não é fácil sugerirmos possíveis alternativas para um advérbio (ou qualquer outro vocábulo) que transpareça a ideia de imprecisão a nível do tempo. Outrora parece-nos ser um termo que verbaliza imprecisão/indefinição no tempo, mas circunscreve-se a um passado remoto.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa