Exemplos de nomes epicenos
Gostaria de conhecer exemplos de animais epicenos.
Gostaria de conhecer exemplos de animais epicenos.
Se se tiver em conta que se denonimam epicenos «os nomes de animais que possuem um só género gramatical para designar um ou outro sexo» (Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Sá da Costa, 2002, p. 196), apercebemo-nos de que há muitos casos de nomes epicenos, de que são exemplo os seguintes: a águia, a baleia, a aranha, a borboleta, a cobra, a foca, a formiga, a gaivota, a girafa, a hiena, a mosca, a onça, a pulga, a sardinha, a serpente, a tartaruga, a zebra, o besouro, o carapau, o condor, o corvo, o crocodilo, o gavião, o hipopótamo, o polvo, o pinguim, o rinoceronte, o rouxinol, o tatu, o tigre.
Apesar de tais nomes possuírem só um género, isso não significa que não se possa especificar o sexo dos animais cujo nome é epiceno. Para isso, acrescentam-se ao nome as palavras macho e fêmea: crocodilo-macho, crocodilo-fêmea.
Nota: Este tema tem sido objeto de reflexão de várias respostas em linha, de que são exemplo as seguintes: Substantivos epicenos; Substantivos epicenos, de novo; Substantivos epicenos e a marcação de género; Sobre o uso de macho e de fêmea; O género dos nomes uniformes: errata. Aconselha-se, por isso, a sua consulta.