Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Etimologia
Isabel Correia Professora Viseu, Portugal 6K

Aqueduto é uma palavra derivada ou composta?

Gonçalo Elias Engenheiro ele{#c|}trotécnico Loures, Portugal 7K

Em resposta a uma questão colocada no Ciberdúvidas sobre a origem da denominação serra dos Candeeiros, JMC responde: «José Pedro Machado (in Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa) relaciona o nome da serra dos Candeeiros aos cumes que parecem castiçais, embora outros autores o considerem de origem obscura. O topónimo Candeeiro encontra-se noutros pontos de Portugal, como por exemplo em Vila do Bispo, referindo-se a uma ponta da costa. Segundo JPM, o nome talvez esteja associado a fogaréus nocturnos que guiariam os navegantes até à praia e ao porto local.»

Esta explicação suscita-me algumas dúvidas. Em livros antigos (por exemplo, no Guia de Portugal, de Raul Proença, 1927), o nome da serra aparece escrito como “Serra dos Candieiros”. Aliás, foi esta a grafia que aprendi quando estava em idade escolar. Suspeito assim que “Candeeiros” seja uma corruptela de “Candieiros”. A este propósito, é de registar que na Serra da Estrela, concelho de Manteigas, existe um vale glaciar denominado “Ribeira da Candieira”, que ainda surge com esta grafia na maioria dos mapas da região.

Gostaria de saber se a grafia Candieiros ainda existe e se é plausível que possa ter resultado em “Candeeiros”. Gostaria igualmente de saber se existe algum significado registado para “Candieiro” ou “Candieira” (já ouvi dizer que este nome designa uma planta, mas não consegui confirmar esta hipótese).

 

Pedro Valle Teixeira Consultor Porto, Portugal 18K

A origem da frase «A bom entendedor, meia palavra basta» é o francês «A bon entendeur, salut»?

Takayoshi Katagiri Professor Cuiaba, Brasil 28K

Gostaria de saber a origem das palavras conselho e disciplina.

Obrigado.

David Clérigo Intérprete Bruxelas, Bélgica 11K

Gostaria muito de saber quais sao as palavras que mantêm /e/ ou "e aberto" por motivos históricos (como esquEcer), ou /a/ como en caveira, ou "o aberto" ou "fechado" em palavras como corar e também qual é a tal razão histórica.

Agradeço imensamente (de um galego que continua a lutar com a pronúncia portuguesa...).

Ana Ferreira Estudante Évora, Portugal 14K

Gostaria de compreender o percurso etimológico do verbo esperar.

Josiany Nassau Oliveira Professora Montes Claros, Brasil 6K

Qual a origem do sobrenome Nassau?

Letícia Maroubo Querubini Secretária de escola Cândido Mota, Brasil 4K

Lendo mensagens enviadas a respeito de origem e significado de sobrenomes portugueses, gostaria de saber se há algo que pudessem me informar nesse sentido sobre o sobrenome Maroubo (por vezes aparentemente também soletrado "Marobo", "Marouvo" e "Marovo"). Meu bisavô, Manuel Joaquim Marobo, veio de Portugal para o Brasil no início do século XX, mas não sei precisar sua região exata de origem.

Desde já, muito obrigada.

Maria do Carmo Gregório Professora Lisboa, Portugal 3K

Gostaria de saber qual o significado de "Lomofonias", que aparece como título de uma rubrica da revista Única, do jornal Expresso.

António Viana Estudante Madrid, Espanha 5K

Qual é a origem etimológica da palavra açaimo? Sei que tem origem árabe, mas gostaria de saber mais informação.