Origem e significado do verbo claudicar
«Claudicar» vem de Cláudio? Segundo Cândido de Figueiredo, sim (e assim disse Houaiss)... mas de que Cláudio fala o Sr. Figueiredo (que aliás também me é desconhecido, por preguiça de pesquisar – confesso –, mas em quem confio, já que o Sr. Houaiss confia)? Esse tema “nomes que originam palavras" parece interessante... já foi explorado aqui no site? Aliás, o seu “site” é muito interessante... Parabéns!
A etimologia de publicidade
Encontro-me a elaborar um trabalho científico sobre a publicidade e gostaria que me esclarecessem quanto ao étimo da palavra «publicidade», bem como ao seu significado original.
A etimologia e o significado de Páscoa
Desejo saber a definição de Páscoa e também a etimologia.
Encontrei "pesach" do hebraico: passagem.
Sobre a palavra praxe
Gostava de saber quais os sentidos possíveis da palavra «praxe», incluindo, se possível, a sua origem etimológica.
A palavra espargata
Como se diz e escreve a pose de ginástica, pernas opostas em paralelo com o solo: “espargata” ou “esparregata”? Qual a origem?
As formas de tratamento vós e vocês e os possessivos
Gostaria de conhecer a vossa opinião sobre a correcção das três construções frásicas abaixo indicadas: 1 – «Marcai em função das vossas disponibilidades.» 2 – «Marquem em função das vossas disponibilidades.» 3 – «Marquem em função das suas disponibilidades.»
A origem e o significado de guapé
Gostaria de saber se “guapê” é palavra da língua tupi-guarani e se tem o mesmo significado de “jamelão”.
A evolução de som a sou (verbo ser)
Gostaria de saber a vosa opinião sobre qual o fenómeno fonético presente na passagem “som” > “sou”. Obrigado.
A etimologia de baliza
Ao estudar léxico relativo ao futebol, deparei-me com a seguinte dúvida: se a palavra "football" deu origem a "futebol", como se explica que "goal" («baliza») não tenha dado origem a outra palavra que não "baliza"? Qual é a origem etimológica de "baliza" e quando começou a ser utilizada? Obrigada.
A etimologia de pesadelo
Gostaria de saber qual a etimologia da palavra «pesadelo» e como é que esta palavra surgiu na língua portuguesa.
