Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Etimologia
Mabel Teles Brasil 2K

Gostaria de saber a origem e a data de inserção deste termo no idioma português.

Ana Cristina Castro Portugal 16K

“Sariquité” é uma dança tradicional da região do Ribatejo. Faz parte do programa de Educação Física do 10.º ano, em que o objectivo é conhecer raízes culturais e históricas, bem como a zona geográfica a que se pertence.
Solicito informação complementar, porque a minha filha tem de apresentar um trabalho completo para a referida disciplina. Como a ausência de informação sobre esta materia é total, quer na Internet, quer no Museu de Etnologia, quer em bibliotecas, agradeço desde já a vossa melhor atenção.

Fernando Ferreira Portugal 7K

As «formas sincréticas» podem considerar-se como verdadeiros arcaísmos ou são simplesmente variantes de grafia e pronúncia do mesmo vocábulo?
Agradecia que desenvolvesse mais e melhor a questão, uma vez que estas formas são muito usuais e, por vezes, suscitam dúvidas.

Cristina Diniz Portugal 8K

Qual a forma correcta: “frenesi” ou “frenesim”?

Muito obrigada.

Clementino Cruz Portugal 7K

Como devo pronunciar: /nevos/ ou /névos/?

Ilicínio António Afonso Garcia Portugal 7K

Gostaria de saber o significado das palavras «isocategorial» e «heterocategorial».
Obrigado.

Cláudia Inverno Estudante Faro, Portugal 7K

Queiram ter a bondade de me informar como se deve escrever o nome do bem conhecido rio inglês: "Tamisa" ou "Tâmisa".

Muito obrigada.

João Martins Portugal 6K

Deve escrever-se “piaçaba” com “c” cedilhado e não com dois “ss”, porquê?

Ricardo Abreu Funchal, Madeira, Portugal 13K

Gostaria de saber a origem da palavra "semilha", regionalismo madeirense para "batata".

Inês Cardoso Estudante Figueira da Foz, Portugal 5K

Gostaria de saber a etimologia e o significado das palavras «escolástico» e «Cardoso».