Posição do clítico em «As chamas, depressa, se alastraram»
Gostaria de saber se a frase seguinte está correcta: «As chamas, depressa, se alastraram.»
Obrigada pela ajuda.
Determinantes e pronomes, novamente
Eu tenho duas dúvidas em relação a determinantes e pronomes:
1 — Qual a diferença entre determinantes e pronomes?
2 — Os determinantes e os pronomes possessivos e demonstrativos são os mesmos?
«Máquina de lavar» e «ferro de passar»
Em «máquina de lavar» e «ferro de passar», as locuções destacadas são adjetivas com função sintática de oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de infinitivo? Grato.
A função sintáctica da expressão «por um olho»
Desejava saber qual é a função sintáctica (segundo a gramática tradicional) da expressão «por um olho», retirada do poema de Bocage intitulado Epigrama.
Obrigada pela atenção.
Frase imperativa e oração interrogativa indirecta
Uma frase pode ser de tipo declarativo, imperativo, exclamativo ou interrogativo. No entanto, as interrogativas podem ser directas ou indirectas. No caso da frase «Diz-me qual o teu nome», deverá considerar-se esta uma frase de tipo interrogativo, ou imperativo? É certo que se subentende uma questão, mas a ordem não deixa de estar lá patente. Qual das intenções se sobrepõe?
O verbo responder e a voz passiva
No vosso formulário de pergunta ou comentário, está escrito: «Antes de fazer uma pergunta, verifique se já foi respondida...» Ora, se se diz «responder a uma pergunta», não me parece que possa haver equivalente passiva, como se não diz «A Rosa é gostada» ou «A criança foi abusada».
Não é verdade?
Aberto a outros argumentos, subscrevo-me, atentamente.
A regência de parecido
Oiço muita gente dizer «parecido ao», como quem diz «és parecido ao teu pai» ou «este é parecido àquele».
Parto do princípio de que está errado, mas, nunca fiando, gostava de conhecer a vossa perspectiva sobre o assunto.
Obrigada.
A sintaxe de sensibilizar
Gostava de saber que preposição utilizar depois do verbo sensibilizar.
Será possível dizer/escrever: «Sensibilizar a utilização das TIC como estratégia de ensino/aprendizagem na sala de aula»?
Sobre análise morfossintáctica
Eu terei uma prova de Português daqui a três dias, mas não percebi ainda uma coisa:
Em que é que consiste uma análise morfossintáctica? Podem dizer-me todos os pontos que devem ser usados numa dessas análises?
Muito obrigada.
A regência de desconfiar
Há dias, li num jornal esta notícia:
«Sobre o novo aeroporto, o novo líder do PSD pediu ao Governo para se deixar de brincadeiras. Menezes desconfia de que Sócrates já decidiu e não quer dizer nada aos portugueses. Isto de manhã. À tarde, Cavaco Silva garantiu solenemente aos portugueses que o primeiro-ministro lhe jurara que não há nenhuma decisão tomada. E ele, Cavaco, acredita em Sócrates. Fim de tarde Menezes aplaude Cavaco. A ver se percebemos: Cavaco diz que Menezes não tem razão, põe-se ao lado de Sócrates e Menezes aplaude-o? Faz de conta que o líder do PSD teve apenas um dia mau [...] »
A minha dúvida é: «desconfia de que», ou «desconfia que»?
Obrigada.
