DÚVIDAS

Oração na voz activa e oração na voz passiva sintética

A minha pergunta é: quando se transforma uma oração que está na voz ativa (quando esta apresenta tempo composto) em oração na voz passiva sintética, a forma verbal transforma-se no tempo simples equivalente (ex.: «tinha planejado» = «planejara»), ou a forma verbal resume-se ao verbo principal no pretérito perfeito do indicativo?

Exemplos:

(1) Eu tinha planejado uma bela festa (voz ativa).
Planejou-se uma bela festa? Ou planejara-se uma bela festa?

(2) Alguns professores têm sido procurados na escola (voz passiva analítica).
Têm-se procurado alguns professores? Ou procuram-se alguns professores.

Obrigado pela atenção.

Resposta

A passiva sintética caracteriza-se por:

a) manutenção do verbo na voz activa;
b) presença da partícula apassivante se, que veicula o sentido passivo;
c) não ter expresso o complemento agente da passiva;
d) manter o sujeito na posição que compete ao complemento directo na voz activa, ou seja, em posição pós-verbal.

Assim, a forma passiva sintética que equivale rigorosamente a (1) é a que contém o verbo exactamente no mesmo tempo, modo e grau de complexidade (simples ou composto), mas em que o complemento directo passa a sujeito e o sujeito desaparece, pois não dá lugar à representação enquanto complemento agente da passiva:

(1) Eu tinha planeado uma bela festa (voz activa).
(1.1) Tinha-se planeado uma bela festa (passiva sintética).
(1.2) Uma bela festa tinha sido planeada por mim (passiva analítica).

No caso do exemplo (2) chamo a atenção para o facto de o particípio passado ter flexão apenas quando associado ao verbo ser, ou seja, na passiva analítica.

(2) Alguns professores têm sido procurados na escola (voz passiva analítica).
(2.1) Têm-se procurado alguns professores na escola (passiva sintética).
(2.2) Os alunos têm procurado alguns professores na escola (voz activa).
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa