DÚVIDAS

As figuras de estilo de algumas frases
As seguintes frases são metáforas: Todos os anos é a mesma coisa, mas isso só nos assalta quando os centros comerciais se enchem de enfeites natalícios; quando os jovens matinais invisíveis começam a atafulhar as nossas caixas de correio; depois da purificação de um sorriso; as dádivas estão à distância de um clique na Internet; os canais e programas infantis explodem em anúncios; infectados pelo espírito do Natal venal.
Sobre imputar, enveredar e impugnar
Não raro vejo na imprensa «imputar responsabilidades» e «enveredar por um caminho». Ora, consultando um dicionário, logo se constata que imputar é: «atribuir (a alguém) a responsabilidade de». Enveredar: «tomar caminho; dirigir-se». Ambas as [definições] em Mini-Aurélio. Não é redundante dizer-se isto? A respeito de impugnar, poder-se-á dizer que se impugna uma pessoa? Do género: «vamos impugnar a senhora Josefina», a título de exemplo? Continuação do belo trabalho que estão a fazer. Agradecida pela atenção.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa