DÚVIDAS

O significado de arcanho (conto "Natal" de Miguel Torga)

O nosso Miguel Torga refere a palavra "arcanho", no seu conto "Natal", no livro Os Novos Contos da Montanha, cujo significado, no seu contexto, parece ser «palanquim» ou «andor» (p. e., a base, de madeira, onde assenta a imagem do santo). Todavia, este vocábulo não aparece em nenhum dicionário por mim consultado. Poderão fazer o favor de me ajudar a encontrar o verdadeiro significado desta palavra, se possível, com indicação de dicionário a consultar.

Resposta

Não consegui encontrar o termo arcanho nos dicionários que compulsei.

 

N. E. (22/12/2016) – A palavra em questão não figura nos dicionários gerais. Contudo, mais recentemente,  A. M. Pires Cabral, em Língua Charra – Regionalismos de Trás-os-Montes e Alto Douro (Lisboa, Âncora Editora, 2013), regista-a com indicação de a ter recolhido diretamente no concelho de Vila Real, no sentido de «arca velha», «traste tosco, sem valor», e abonando-a com a ocorrência mencionada na pergunta, ou seja, no conto "Natal", de Miguel Torga. A respeito da mesma entrada, diz ainda esta fonte que pode significar «espingarda fraca», em Santas, igualmente no concelho de Vila Real (recolha também direta), e «encarquilhado», no concelho de Mirandela (recolha indireta, citando Jorge Golias et al., Mirandelês, C. M. Mirandela, 2010).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa