Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Semântica
Maria Mateus Professora Roma, Itália 18K

Não sei bem qual a diferença entre compota e doce (ex.: «doce de tomate»). Parece-me que as pessoas usam os dois termos indiscriminadamente, mas sei que há seguramente uma diferença. Podem, por favor, esclarecer-me?

Fico muito grata.

Marta Isidoro Professora Lisboa, Portugal 18K

Vejo frequentemente a palavra espectro utilizada no sentido de «leque», como por exemplo:

a) «O espectro político português...»

b) «Um largo espectro de iniciativas terá lugar...»

c) «Tens um espectro de alternativas para...»

No dicionário não encontro esse sentido de espectro, dado que aparecem apenas os sentidos de «assombração», «fantasma», ou então relativo à dispersão de radiações compostas: «espectro solar», «espectro magnético», «espectro de absorção», etc.

Julgo que a utilização que referi acima se trata de uma extrapolação deste último sentido. A minha questão é se esse extrapolamento é pertinente ou se, pelo contrário, se trata de uma má utilização do termo.

Agradecida.

Felippe Butuca Estudante Campinas, Brasil 5K

Lendo O Cortiço, de Aluísio Azevedo, tive uma pequena dúvida com relação à expressão «fumaças de». No trecho, o escritor retrata a personagem Estela como uma «senhora pretensiosa e com fumaças de nobreza».

Não sei ao certo o significado da expressão «fumaças de». Acho que pode ser «ares de» ou «pouco de», mas não tenho certeza...

Agradeço a ajuda.

Luís Graças Construção civil Madeira, Portugal 9K

O que quer dizer cusco e cuscar?

Joaquina Aposentada Lisboa, Portugal 7K

Gostaria de saber a origem de uma expressão antiga que ouvia ao meu pai: «não dá o sebo para as botas.»

Compreende-se o sentido, mas será uma expressão comum (nacional ou regionalismo), ou seria apenas uma imagem criada pelo meu pai?

Muito obrigada pela atenção.

Patrícia Damasco Professora Niterói, Brasil 9K

No trecho: «Benditas crises!... aguçam o poder de revisão, renovação, recriação... Afinal, só não poderia haver crise no poder de superação», poder-se-ia dizer que afinal é um acréscimo na apreciação do autor para ajustar a ideia ao argumento do enunciado anterior, por meio de um advérbio, que pode ser substituído por finalmente, sem alteração de sentido?

Ronaldo Nogueira Professor Vigia, Brasil 12K

Tenho uma dúvida ainda não sanada. Em sua obra Gramática de Valências, Mário Vilela diz que o termo valência não deve ser aplicado nem aos verbos auxiliares, nem aos verbos copulativos (como ser e estar), nem aos verbos funcionais. A minha dúvida maior é com relação aos verbos copulativos e auxiliares. Por que o autor diz que a valência verbal não se estende a esses verbos? Ainda não tive uma explicação que sanasse a minha dúvida.

Ana Oliveira Professora Coimbra, Portugal 9K

Gostaria de saber se as palavras iluminar e iluminação são consideradas palavras da família de luz.

Maria Almeida Professora Faro, Portugal 7K

Como se diz: «está no colégio em regime de internato», ou «de internamento»? Posso dizer: «o internamento do aluno ocorreu no dia 25 de Agosto» (p. ex.)?

Obrigada.

Roberto Andrade Aut{#ó|ô}nomo São Paulo, Brasil 10K

Estou em dúvida sobre um termo técnico que utilizamos muito em nosso ambiente de trabalho. Para trabalharmos com estilete e efetuar alguns acabamentos usamos o termo refilar, onde até o momento o achava correto, porém um novo colega utiliza o termo perfilar. Pelos dicionários não entendi se há diferença, vocês podem me ajudar?