Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Semântica
Manuela Bailão Funcionária internacional Genebra, Suíça 4K

Uma dúvida para a qual não consigo encontrar reposta adequada: o verbo amar utiliza-se para pessoas e para coisas?! E também para situações?! Tenho visto ultimamente escrito «amei este quadro», «amei esta viagem», «amo poesia», e isto perturba-me.

Luís Esteves Professor Rio de Janeiro, Brasil 7K

Em «Havia dúvida de que o fato fosse verdadeiro», temos o verbo havia como intransitivo. Como podemos classificar a palavra dúvida? É um complemento de havia (havia o quê?), não é?

João de Brito Professor Vila Real, Portugal 7K

Leciono o 2.º ciclo e vamos entrar nas funções sintáticas. Há novo programa e um exame nacional no fim do ciclo. E há um grande problema de consciência para mim. Passo a explicar.

Por decreto, o DT impõe que os verbos constantes de uma determinada lista implicam sempre um nome predicativo do sujeito. Ora, isto ofende aquele princípio básico e indiscutível que obriga a tratar diferentemente o que é diferente. E a diferença, neste caso, não está nesse grupo de verbos, mas na natureza do referido predicativo – incide diretamente no sujeito e com ele coincide, considerando-o como um todo. Ex.: «Ele está doente.» Ora, isto é bastante diferente de «Ele está em casa». Aqui, a expressão «em casa» não incide diretamente no sujeito e muito menos coincide (se identifica) com ele. Este verbo (predicador) não é copulativo, mas incorpora aquela expressão, primeiro, e só depois realiza a predicação. Ou seja, aquela expressão é predicativo do predicador e não do sujeito.

Nota: Uso aqui a nomenclatura tradicional, porque, em rigor, todo o predicado e o predicado todo são predicativo do sujeito...

Estando disto convencido até prova em contrário, como posso eu, que, antes do português, promovo a lealdade na relação com os alunos, dar-lhes coelho por lebre?!

Manuela Borges Professora Porto, Portugal 8K

Gostaria de obter a vossa ajuda para a seguinte frase: «Poluente é o produto ou agente responsável pela poluição.»

Como podemos classificar, nesta frase, a palavra poluente: é um nome, ou um adjetivo?

Catarina C. Tradutora Lisboa, Portugal 10K

Qual é a forma correcta: «cerveja ao metro», ou «cerveja a metro» (a ou ao metro)?

Matilde M. Estudante Lisboa, Portugal 4K

Gostaria de saber se o adjetivo paternos («avós paternos») é um adjectivo qualificativo, ou relacional.

Nuno Rodrigues Engenheiro agrónomo Horta, Portugal 6K

Estava a ler um texto sobre o duque de Ávila e Bolama, quando me deparei com a seguinte frase, que transcrevo: «era um terreno... com 5 alqueires de vinha e 2 alqueires de "terra de pão", lagar, 5 habitações e cozinha...»

Não tenho a certeza do que querem dizer com «terra de pão», mas fico com a ideia de que será terra para a cultura de cereais. Chamo a atenção que este texto está relacionado com a ilha do Faial, nos Açores. No entanto, gostaria, caso seja possível, que me esclarecessem esta dúvida.

José J. Perdreiro Coimbra, Portugal 4K

Diz-se ter uma «cara seráfica», ou «cara ceráfica»?

Rosa Paredinha Professora Viana do Castelo, Portugal 9K

Presépio é um nome coletivo?

Teresa Delgado Professora Setúbal, Portugal 10K

Em que grau se encontra o adjetivo gigantesco?