Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Ortografia/Pontuação
José María Durán Gómez Professor Plasença, Espanha 3K

Moram no México os índios zapotecas (em espanhol). Qual é a palavra correcta em português, "zapotecas", ou "sapotecas"?

Muito obrigado pela ajuda.

António Júnior Psicólogo Lisboa, Portugal 42K

Gostaria de saber qual é a explicação para que a palavra "*item*" e o seu plural "*itens*" se grafe sem acento ("ítem" e "ítens", respectivamente). Será a mesma que subjaz à ausência daquele na forma verbal "transitem", por exemplo?

Muito obrigado.

Helena Alves Estudante Guimarães, Portugal 52K

Há algumas formas contraídas de dizer as palavras, como «de aí» se transformar em dali (advérbios de tempo). A minha dúvida, neste momento, é se «em algum» se pode transformar em "nalguns".

Por favor, ajudem-me!

Pedro Varela Arquite{#c|}to Porto, Portugal 23K

Gostaria de saber como devo encarar a terminação dos verbos quando estes são "reflexados". Qual das duas opções está correcta e existe uma regra?

«Porquê estudá-las se já são conhecidas?»

ou

«Porquê estuda-las se já são conhecidas?»

Obrigado.

Tiago dos Santos Estudante Lisboa, Portugal 6K

A palavra búzio pode-se escrever "búsio"? Uma vez que o s está entre vogais e tem som de z? Eu sei que provavelmente tem a ver com a etimologia das palavras, mas não se espera que uma pessoa estude latim e todas as outras línguas que deram origem ao português, pois não? Outra dúvida que eu tenho é se sintetizar se pode escrever "sintetisar" uma vez que vem de síntese... "Caicha", "caichilho", "chábega", porque estas palavras não se escrevem assim?

Fui procurar na minha gramática como se escrevia o plural de nomes compostos por dois nomes e há duas situações diferentes: num flexionam-se as duas palavras para o plural como em guardas-civis, noutro caso só se flexiona o primeiro para o plural pois o segundo nome é um determinante específico (exemplo: palavras-chave). O que é um determinante específico?

Pedro Pereira Leite Dire{#c!}tor do Museu Mineiro do Lousal Lousal, Portugal 2K

"Louzal" [em Grândola] escreveu-se durante a primeira metade do século XX com Z. A partir de 1946/1947 passou-se a escrever com S. Qual é a razão da mudança da ortografia. Qual é hoje a forma correcta de escrever, ou admite-se as duas notações?

Márcio Baitello Almoxarife Itatiba, Brasil 25K

Gostaria de saber por que dirrimir tem o sentido de «impedimento de algo», quando na verdade significa «resolver, solucionar».

Grato.

Magda Teixeira Professora Ponta Delgada, Portugal 7K

Gostaria de saber se a palavra simultaneamente se pode dividir em "simultane-amente" ou se isso é considerado erro.

Muito obrigada.

Cleyton Santana Estudante Brasília, Brasil 134K

Na frase:

«capaz de atender às necessidades do presente»

— o emprego da crase é opcional por causa da transitividade dupla do verbo, ou pelo fato de o substantivo estar no plural e podermos omitir o artigo as?

— se a expressão fosse «capaz de atender à necessidade do presente», a crase seria obrigatória?

Rui Pombal Médico Lisboa, Portugal 5K

Qual a forma portuguesa correcta do topónimo canadiano Labrador? Sempre o escrevi e pronunciei desta forma, mas fui surpreendido pela "Corrente do Lavrador" no manual de Geografia (7.º ano) do meu filho.

Obrigado.