Início Respostas Consultório Tema: DT (Dicionário Terminológico)
Maria Manuela Salvador Cunha Professora aposentada Porto, Portugal 408

Na frase «a tempestade parecia que queria destruir o mundo», qual é a função da segunda oração?

Márcia Filipa Estudante Lisboa, Portugal 471

Não consigo entender a diferença entre referência, referente e denotação.

Peço, por favor, uma explicação com exemplos para ajudar a compreender, visto que já vi as definições e não sei como distinguir esses conceitos.

Ana Santos Estudante Porto, Portugal 419

Gostaria que me esclarecessem sobre as diferenças que existem entre valor imperfetivo, durativo, habitual e iterativo. O valor imperfetivo pode ser simultaneamente durativo? Não consigo identificá-los claramente nas frases. A título de exemplo, no segmento «hoje os investigadores continuam a fazer perguntas (...)», o complexo verbal «continuam a fazer» que valor expressa?

Muito obrigada pela atenção dispensada.

Maria Gaspar Professora Lisboa, Portugal 373

Quantos deíticos contém a frase «por aqui passou gente famosa»?

Patrícia Moreira Estudante Lisboa, Portugal 612

«A Sofia estuda todas as noites até à meia noite e a Rita estuda até à 1h.»

Na presença de duas orações ligadas pela conjunção coordenativa copulativa e, posso descrever a primeira oração como sendo a oração matriz, ou esse termo só pode ser usado na presença de uma oração subordinada?

Muito obrigada.

Marcelo Castro Silva Consultor financeiro Lisboa, Portugal 1K

«Depois quero ver se vão reclamar do quê...»

Esta frase está gramaticalmente correcta?

Obrigado.

Sónia Costa Professora 1.º Ciclo Lisboa, Portugal 455

Gostaria de saber se a palavra aquático pertence à família de palavras de água. Se sim, qual o processo de formação?

Obrigada.

Eloisa Pires Revisora São Paulo, Brasil 769

No período «[são] estes os esclarecimentos que nos cabia(m?) prestar...», o verbo caber é flexionado, ou não? O sujeito é o que?

Obrigada.

Márcia Filipa Estudante Lisboa, Portugal 1K

Qual é a diferença entre morfemas e palavras simples?

Não consigo compreender. Agradecia imenso se alguém me pudesse explicar e exemplificar com exemplos.

Muito obrigada!

Mariana Santos Portugal 520

Qual o processo de formação da palavra recém-chegado?