Quantificador todos, elisão de pronome pessoal e concordãncia verbal
Tenho a frase «Ele é alguém em quem todos podemos confiar».
Está correto dizer assim, ou será «Ele é alguém em quem todos podem confiar.»?
Obrigada.
Laico e leigo
Consultando o dicionário de palavras cultas da língua portuguesa, vi algo que me deixou intrigado.
O vocábulo laico é colocado como sinônimo de leigo, «desconhecedor do assunto», sendo abonado o exemplo: «Gerentes de lojas não podem ser laicos em direito do consumidor.»
Como sempre relacionei esse vocábulo ao fato de não ser influenciado por doutrina religiosa, fui pesquisar na Web e dicionário, porém não achei referência a outro fato senão o de não religioso.
Assim, por gentileza, é de conhecimento de vocês essa acepção para esta palavra ou há alguma fonte que corrobore este dicionário que li?
Obrigado.
A conexão de termos com nem
No período «ainda hoje existem discursos que romantizam ou mesmo defendem o trabalho precoce e afirmam que ele não prejudica a infância nem a adolescência», há oração com verbo implícito no trecho «nem a adolescência»?
Obrigada.
«Crónicas sabatinas» ou «sabáticas»
"Crónicas sabatinas" ou "sabáticas", para designar que são escritas/publicadas ao sábado?' in
A classe de um na construção «um dos que...»
Na frase «O Ceará é um dos principais produtores de lagosta do país», qual a classe gramatical e a função sintática da palavra um?
Qual o núcleo do predicativo «um dos principais produtores de lagosta do país»?
Obrigado.
O verbo inclinar-se e a classificação do pronome
Na frase «Quando nos inclinamos sobre a tábua», qual a função sintática desempenhada pelo pronome pessoal nos?
Particípio passado usado adjetivalmente
Por favor, considere a frase:
«Alberto é um homem marcado pela sorte.»
A palavra marcado é adjetivo ou particípio? Exerce a função de adjunto adnominal?
«Pela sorte» é agente da passiva? Ou complemento nominal?
Obrigado.
A locução «a primeira vez que»
Saudações aos colaboradores desse inestimável espaço!
Diante de minha incontornável dificuldade, peço-lhes ajuda para poder classificar as orações deste período: «A primeira vez que ouvi falar no fim do mundo, o mundo para mim não tinha nenhum sentido.»
Desde já meu sincero agradecimento.
O uso de próximo
Tenho dúvidas referentes ao uso da palavra próximo.
Pelo que li em alguns artigos desta plataforma, quando próximo é empregado em locução adverbial - «As casas estão próximo do (perto do, junto do) rio» -, não deve ser flexionado.
Mas o que se deve fazer em casos como o seguinte: «As casas próximas do rio inundaram-se»?
A flexão de próximo, aqui, é correta?
E se a construção fosse desta maneira: «Próximas do rio, as casas inundaram-se»?
O complemento do nome elemento
Na frase «...alunos alheios a elementos fundamentais da sua identidade cultural e histórica», qual a função sintática do constituinte «da sua identidade cultural e histórica»?
Muito obrigada!