Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Classes de palavras
Delfina Baião Formadora Portugal 440

Gostaria de saber se as palavras confiança e podem ser sinónimos.

Qual o significado e origem de ambas, qual a etimologia das palavras?

Obrigada.

Xing yao Estudante Harbin , China 411

«Hoje estamos aqui para falar da origem do azulejo uma das artes da qual tanto nos orgulhamos.»

Nesta frase, existe uma palavra tanto, o que significa?

Salomé Pinheiro Estudante Lisboa, Portugal 379

Na frase «O Lourenço é um doente com sida», qual a função sintática de «com sida»?

Na frase «O Lourenço é um doente de cardiologia», qual a função sintática de «de cardiologia»?

Marília do Rosário Figueiras Ferreira Professora Vendas Novas, Portugal 382

Não consigo perceber por que razão os particípios são formas verbais não finitas.

Obrigada.

Maria Conceição Luís Professora Lisboa, Portugal 399

Aqui vão duas questões:

1) Na frase «São momentos visualmente curiosos, em particular pelo modo como conciliam as paisagens naturais com os efeitos digitais», como se classifica a oração subordinada e que função sintática desempenha?

2) Na frase «A amada do poeta é elogiada de um modo admirável», que função sintática desempenha o constituinte «admirável»?

Desde já agradecida, Maria Conceição

Mayara Gomes Estudante Fortaleza, Brasil 435

Como usar o adjetivo assertivo? Já vi muitas explicações, mas sempre fico com dúvidas.

Ex: «Para Maria, a arte é um percurso, não o resultado final de uma obra. Por isso, nada mais assertivo do que o tema da sua exposição…»

No caso, assertivo está correto na frase?

Ou só se pode dizer que uma pessoa é assertiva?

Ex: «João foi assertivo no debate.»

Grata.

Eduardo Marques Assistente Portugal 349

Gostaria de perceber a diferença e função das expressões que usam o verbo estar e um substantivo ao invés da conjugação perifrástica, como nos seguintes exemplos:

– «Estar à procura» e «estar a procurar»;

– «Estar à espreita» e «estar a espreitar»;

– «Estar à espera» e «estar a esperar»;

– (...)

Há alguma justificação para a origem destas expressões?

Guilherme Magalhães do Vale Estudante Belo Horizonte, Brasil 840

Eu gostaria, por gentileza, que vocês me enviassem uma lista robusta de verbos essencialmente pronominais, isto é, aqueles que serão obrigatoriamente acompanhados de pronome oblíquo átono.

Às vezes, tenho dificuldades em diferenciar quando o pronome oblíquo átono exerce função reflexiva propriamente dita e quando o pronome oblíquo átono é parte integrante do verbo. Por isso, peço a vocês algumas informações que me ajudem a diferenciar de maneira precisa essas duas funções.

Deixo aqui também meus agradecimentos, pois o site está me ajudando bastante na busca para entender melhor a língua portuguesa.

Desde já, agradeço.

Hugo Alexandre Rodrigues Martins Professor Brasil 569

Por que incluímos determinadas palavras na classe fechada dos pronomes adjuntos (ou pronomes adjetivos)?

A dúvida é anterior à determinação da quantidade de adjetivos ou de pronomes adjuntos, pois ela se refere a seus respectivos conceitos.

Em outras palavras, qual conceito determina que certas palavras sejam pronomes (adjuntos), e não adjetivos, dado que ambas as classes se referem ao nome?

Paulo Manuel Sendim Aires Pereira Engenheiro Costa Rica, Brasil 575

Numa das respostas excelentes do Ciberdúvidas afirma-se que «salvo é um conector que pode introduzir sintagmas nominais (1), orações infinitivas (2) e sintagmas preposicionais (3)».

Embora em espanhol exista a conjunção salvo que, parece-me que esta não existe no português. No entanto, tenho visto (raramente), nos ambientes jurídicos, salvo usado num sentido análogo ao das conjunções.

Fiquei com a dúvida se esse uso é gramatical. Se o é, como classificaríamos salvo neste caso?

«Esta legitimidade é determinada em função dos termos em que a relação material controvertida é configurada na petição inicial, salvo a lei indique em contrário.»

Obrigado.