Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Yayoi Maruyama Estudante Nagano-Ken, Japão 13K

Qual é a escrita certa, "lasanha" ou "lazanha"? Quando eu estava na quarta série, no ditado saiu essa palavra, e a professora falou que o certo era com z, mas fiquei na dúvida porque meus pais trabalhavam com massas e sempre escreviam com s...

Margarita Linares Tradutora Havana, Cuba 7K

Tenho visto, várias vezes, em jornais angolanos e outros materiais daquele país o termo tournée, referido a viagem/deslocação de uma personalidade política a um determinado país. Achava que esse termo apenas era utilizado em certos sectores culturais. Agradecia que me esclarecessem esta dúvida.

Ana Paula Salgado Professora Santos, Brasil 13K

O substantivo pijama está classificado como masculino e feminino no dicionário Michaelis. Gostaria de entender o porquê desta classificação.

Diana Gomes Editora Lisboa, Portugal 19K

Este meu comentário é mais uma indignação.

Comprei na Feira do Livro o Prontuário Ortográfico (48.ª ed.), que considero a Bíblia do bem escrever, e descubro que o mesmo «permite» que se diga intoxicar com o «x» lido como |ch|!

Mas em tóxico indica o «x» como |ks| e em oxigénio, obviamente, |ks|.

Estou francamente indignada! Ou será porque o número de jornalistas de rádio e TV e de falantes ignorantes já é maior do que os que respeitam o dizer correcto e o «erro» foi consagrado?

E foi revisto (ver frontispício) por Professoras Doutoras e Mestres!

Céus! Isto significa que podemos dizer «prontos», «hádem» e «fizestes», entre outros, já que há tanta gente a dizer estas palavras mal?

Leonel Mayer Servidor público Santo Ângelo, Brasil 36K

Qual a grafia correta: "contas-corrente", ou "contas-correntes". Porquê?

Obrigado.

Marcelo Matteussi Estagiário/estudante de Direito Blumenau, Brasil 101K

Parabéns pelo site e pela ótima iniciativa.

Gostaria de fazer pergunta a respeito da crase. Estava lendo a última edição da revista Veja e, na sinopse de uma de suas reportagens, o jornalista assim escreveu: «Contratos de locação obtidos por Veja mostram que o lobista Gontijo era devedor solidário de tudo o que o senador Renan diz que pagava a Mônica.» Ao ler essa passagem me saltou aos olhos a ausência da crase na locução «a Mônica». Gostaria de entender a razão da não utilização do acento nessa hipótese, pois me parece clara a junção da preposição com o artigo.

Muito obrigado.

Cláudia Loulé Médica Loulé, Portugal 8K

Gostaria de saber como se escreve: "expecturação", ou "expectoração"?

Lucas Yassumura Escrevente Jundiaí, Brasil 37K

Gostaria de saber se o substantivo interditando é comum de dois gêneros. Nos textos jurídicos, é muito comum encontrar a referência à mulher como sendo a «interditanda», mas há dúvidas com relação à existência desta última forma.

Alice Gonzaga Reformada Casal de Loivos, Portugal 3K

Porque dizemos «Traz-me o Cerelac», «Traz-me o Nestum», mas «Traz-me a Milupa»? Qual o critério de género em marcas comerciais? A pressuposição de «Traz-me o (prato de/produto) Cerelac», mas «Traz-me a (farinha/papa) Cerelac»? Será que posso usar os géneros indiferentemente consoante o substantivo que estou a presumir omitir?

José Dias Estudante Valpaços, Portugal 9K

A locução latina ad hoc, significando «para esse efeito; para tal fim; de propósito; adrede; que calha bem», tem em Trás-os-Montes o significado de «à sorte; à toa». Pergunto se, só nesta região, tem a expressão citada este específico sentido.