A pronúncia da palavra cotonete
A questão que venho colocar já foi aqui tratada, mas data de 1997. Agora reformulo um pouco a questão.
Como se pronuncia em português a palavra cotonete: será "cótónéte" ou "cutonéte"?
Gostaria de saber a forma "oficial" e correcta, e não a forma como a maioria das pessoas a pronuncia.
Obrigado.
O sujeito de «Amava o pai, o filho»
Quero saber se a única possibilidade de «o filho», em «Amava o pai, o filho», é ser o sujeito.
Grato.
A locução se bem que e o conjuntivo
A locução se bem que é seguida ou não de conjuntivo? Escrevi recentemente num texto: «O comportamento da turma é satisfatório, se bem que alguns alunos continuem a perturbar as aulas.» Uma colega teve dúvidas quanto ao uso do conjuntivo neste contexto e sugeriu o presente do indicativo «(...) se bem que alguns alunos continuam a perturbar as aulas», que, em sua opinião, seria o mais correcto. Tem razão?
«Mal e parcamente» > «mal e porcamente»
«Mal e porcamente», em vez de «mal e parcamente», é uma expressão erroneamente aplicada por muitas pessoas e que nada tem que ver com os simpáticos suínos. Não seria bom esclarecer que parca tem origem no latim parcus, a, um e significa «pouco», «pequeno», «moderado», etc.?
A pronúncia de menu
Gostava de saber como se deve pronunciar a palavra menu.
Penso, creio, que é mais correcto pronunciar "mènu", embora concorde que se deva dar preferência aos vernáculos cardápio ou ementa.
A forma "m´nu" é apenas um dos erros copiosamente fornecidos pelo "lisboês", dialecto espúrio da região de Lisboa (como "m´tadona", "P´nacova", "v´lhice", "cadav´res", "lid´res"), em que o pobre do e é assassinado a sangue-frio. Sugiro a reciclagem do "lisboês", com o "vermâlho", o "Luxamburgo", o "friu" e outras pérolas que tais. Trabalho ciclópico, mas altamente patriótico.
Carenciado
Tenho ouvido frequentemente o uso do adjectivo verbal carenciados, sem verbo. Porque não carecidos, do verbo carecer? Além deste, há sempre a possibilidade de usar carecedor ou carecente, termos racionais. Carenciado é que não!
O antónimo de castiço
Qual é o antónimo de castiço?
«Eram (era) perto (cerca) das seis horas»
Como modernamente se faz a concordância em frases como as seguintes?
«Eram (era) perto das seis horas, quando houve o acidente.»
«Eram (era) cerca das seis horas, quando houve o acidente.»
Obrigado.
Nós e "nós outros"
Em alguns lugares na Internet, usam «nós outros» e «nos outros» em vez de nós e nos. Isso é certo ou não? Qual é a diferença?
Nunca aprendi espanhol, mas sei que eles dizem nosotros. Por isso achei que talvez tenha origem na língua mais antiga.
A mesma coisa com vós.
Muito obrigado.
Concordância com família
No trecho da carta a seguir:
«Querida Família,Peço-lhes o favor de responder ao questionário abaixo:1) Vocês já participaram de algum festival de gastronomia?...»
Queria saber se o pronome no plural (lhes) está correto (concordando com a idéia de conjunto que expressa a palavra família) ou se deveria estar no singular (concordando com o substantivo família no singular) ou se ambas as formas (singular e plural) neste contexto estariam corretas.
Grata.
