A 2.ª pessoa do plural dos verbos: «Vós fizestes» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A 2.ª pessoa do plural dos verbos: «Vós fizestes»

No programa Cuidado com a Língua que foi para o ar no dia 18 de Maio (se não estou em erro), na secção em que alertam para erros verificados em publicidade e afins, referiram, a propósito do DVD Sei o Que Fizestes no Verão Passado, que a expressão "fizestes" não pode ser utilizada «nunca, jamais, em tempo algum». Mas então... como se conjuga a 2.ª pessoa do plural do verbo fazer no pretérito perfeito? Não é «vós fizestes»? Ora, quem profere este título é o misterioso assassino, dirigindo-se a um grupo de jovens: eu sei o que (vós, jovens) fizestes o Verão passado! Incorrecto seria o muito comum "fizestéis"! Ou será que está algo a falhar no meu raciocínio (o que admito desde já)?

Ricardo Rocha Investigador Baltar, Portugal 18K

O consulente tem toda a razão. Fizeste («tu fizeste») é a segunda pessoa do singular do pretérito perfeito do verbo fazer; fizestes («vós fizestes») é a segunda pessoa do plural.

No programa televisivo, a correcção foi feita por se ter considerado que estava a ser utilizada a segunda pessoa do singular (tu), e não a segunda do plural (vós).

Maria Regina Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: verbo
Áreas Linguísticas: Morfologia; Morfologia Flexional