Ordem canónica das frases - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Ordem canónica das frases

Gostaria de saber o que é que se entende por ordem canónica e ordem não canónica das frases. Gostaria, se fosse possível, que fossem apresentados alguns exemplos.

António Gouveia de Sousa Estudante Lisboa, Portugal 16K

A ordem canónica das frases é a ordem pela qual aparecem os constituintes básicos das frases de uma língua: sujeito, verbo, objectos.

No português, a ordem básica é SVO (sujeito, verbo, objecto), como se pode ver numa frase como «O João comeu o bolo».

Refira-se que a ordem básica de constituintes se estabelece a partir de frases declarativas simples, afirmativas, activas e que não tenham sofrido processos de topicalização.1

1 A topicalização consiste na deslocação de um constituinte para a frente da frase: «Este livro, não recomendo» (cf. R. L. Trask, Dicionário de Linguagem e Lingüística, São Paulo, Editora Contexto, 2004).

 

Nuno Carvalho
Tema: Uso e norma