DÚVIDAS

O aumentativo de cabeça, cão, mulher, mamão, rocha e vidro

Por favor, gostaria de saber qual é o grau aumentativo dos seguintes substantivos: cabeça, cão, mulher, mamão, rocha e vidro.

Obrigada.

Resposta

Os aumentativos são usados sobretudo em relação ao ser humano, bem como aos seres e aos objectos que estão próximos, visto que, muito frequentemente, os aumentativos possuem uma carga subjectiva.

Cabeça tem como aumentativo cabeçorra, cão tem como aumentativo canzarrão, e mulher tem, por exemplo, como aumentativos mulheraça e mulherão.

Como os frutos possuem normalmente tamanhos aproximados, não será fácil surgir o aumentativo. No entanto, mamão poderá ter como aumentativo mamãozão.

Em relação às palavras rocha e vidro, deveremos usar aumentativos analíticos com adjectivos adequados a cada caso particular. Exemplos: «Uma rocha enorme», «um vidro grossíssimo», etc.1

1 Em Portugal, usa-se o antigo aumentativo vidrão para designar um contentor para recolha de objectos de vidro inutilizados.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa