Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Rita Silva Empregada de escritório Porto, Portugal 62K

A expressão «há dias atrás» é completamente incorrecta, ou pode ser admissível em termos coloquiais?

António Vieira Solicitador Oliveira de Azeméis, Portugal 2K

Existe abreviatura oficial para a palavra/profissão — solicitador?

Giovanni Pacelli Desempregado Fortaleza, Brasil 3K

Qual o aumentativo da palavra cano?

Gabriela Rocha Martins Bibliotecária Silves, Portugal 9K

Qual é o plural de "alasão"?

Hudson Petterson Téc. de manutenção Currais Novos, Brasil 5K

A frase «vou calçar uma camisa ou bermuda» está correta?

Ana Luísa Freitas Barbosa Professora Recife, Brasil 3K

Lendo trabalhos escolares da escola onde hoje leciono, deparei com um texto redigido por aluno e corrigido por um professor.

Texto do aluno: «Que motivos tenho eu para ESTAR falando sobre isso?»

Correção do professor: «Que motivos tenho eu para ESTÁ falando sobre isso?»

Sempre escrevi como o aluno escreveu. No meu raciocínio, se a locução equivale a falar, que está no infinitivo, o verbo auxiliar deve seguir a lógica desse verbo, atendendo ao seu tempo e ao seu modo. Assim aprendi. No caso, o infinitivo estaria flexionado na 1.ª pessoa do singular e, por isso, não apresenta desinência número-pessoal, o que dá a ele a aparência de um infinitivo não flexionado.

Questionado o professor, fui procurada por ele, que me afirmou o seguinte: «Trata-se de uma locução verbal, que equivale a "falar". Você deve estranhar o fato de a primeira pessoa do singular estar aqui, mas, como eu não poderia dizer "quem sou eu para ESTOU aqui", flexiono o verbo na terceira pessoa do singular, uma vez que o verbo auxiliar TEM DE ESTAR flexionado.»

Afinal, estou equivocada ao afirmar que o verbo estar, na frase «quem sou eu para ESTAR falando sobre isso» está, sim, flexionado? Ao que me consta, ele está na 1.ª pessoa do singular no modo infinitivo (no caso, pessoal e flexionado).

Por favor, gostaria de dirimir essa questão.

Bruno Valupi Publicitário Lisboa, Portugal 7K

Qual a legitimidade das palavras "estamina" e "estamínico"? Houaiss reconhece "estâmina", a qual não tem corrente aplicação.

Agenor Gonzaga Professor Patos, Brasil 6K

O gentílico para Presidente Olegário (Minas Gerais, Brasil) é olegariense. Por que não é "olegarense", como se usa naquele lugar?

Rita Gonçalves Professora e autora São Paulo, Brasil 33K

Quanto ao gênero, como classificamos o substantivo pombo? Gostaria de saber se o correto é dizer «os pombos» ou «as pombas», sendo que o primeiro é o masculino do segundo. Obrigada.

Margarida Silva Revisora Leiria, Portugal 10K

Antes de mais, queria felicitá-los pelo bom trabalho que têm desenvolvido.

Gostaria que me esclarecessem uma dúvida: o nome dos pratos gastronómicos, quando referidos no meio de um texto, devem ser escritos com letra maiúscula ou minúscula? Exemplo: «O concelho de Pombal privilegia os pratos à base de carneiro, como a Chanfana. Existe também o carneiro à regional, os enchidos e o arroz doce sem ovos.» Ou ainda: «Especialidades: Bacalhau forjado no fole e Cabrito da serra de Sicó.»

Mais uma vez grata pela atenção.