Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Magda Henriques Professora Machico, Portugal 6K

Gostaría que me informassem como se forma o plural de Beatriz. Esta dúvida surgiu, uma vez que pretendo denominar um grupo de alunas que têm o mesmo nome.

Grata pela atenção.

Hugo Gouveia Trabalhador-estudante Santo Tirso, Portugal 4K

No Ensaio sobre a Lucidez, Saramago emprega o termo írrito:

«(…) confia em que a população da capital, novamente chamada a votar, saberá exercer o seu dever cívico com dignidade e o decoro com que sempre o fez no passado, assim se dando por írrito e nulo o lamentável acontecimento em que, por motivos ainda não de todo aclarados, (…)»

[pp. 29–30, 1.ª edição em O Campo da Palavra, da Caminho]

O que é que significa?

Sónia Pinheiro Assistente administrativa Lorena, Brasil 13K

Eu posso dizer que um documento foi "vistado", ou trata-se de um neologismo?

Horácio Silva Professor Vila Nova de Santo André, Portugal 6K

A palavra que gostaria de ver esclarecida, se possível, "corréccios", aparece no romance de Mário de Carvalho entitulado Fantasia para Dois Coronéis e Uma Piscina. Procurei em vários dicionários, inclusive no da Academia, e não encontro o vocábulo. Imagino que o seu sentido passe por «indivíduos em correcção (são soldados apelidados por um oficial superior de corréccios)» ou «alvos de acções correctivas, que estiveram numa casa de correcção ou que estão em correcção».

Seria possível confirmar?

Obrigado.

Liliana Silva Administrativa Albufeira, Portugal 8K

Gostava que me pudesse ajudar para o caso de no final da linha poder translinear correctamente as seguintes palavras: consolação, juízo, fechado e dissesse!

Obrigada pela atenção dispensada.

Paula Cabral Bioquímica Porto, Portugal 5K

Gostaria de saber se silicone é um substantivo masculino ou feminino. É que já encontrei as duas formas.

Muito obrigada.

Nicolau Ribeiro Assessor de comunicação Amarante, Portugal 5K

Diz-se «Chega de bois», ou «Achega de bois»? Qual a expressão que é mais correcto usar?

Paula Cardoso Professora Aveiro, Portugal 17K

Enamorado é sempre um adjectivo, e namorado, sempre um substantivo?

Maria Fernanda Secretária Toronto, Canadá 43K

Gostaria que me fosse tirada a dúvida sobre o seguinte: como se diz «vencedora feminina»? Embora saiba que se chama campeã, já escutei e li "campeona".

Onde está o erro?

Gostaríamos da vossa informação.

Obrigada.

Rosa Silva Formadora Aveiro, Portugal 6K

Gostaria de saber como se designam as bolsas de plástico para colocar documentos. Frequentemente ouço a palavra "mica". Será que as podemos designar desta forma?

Obrigada pela atenção!