Gostaría que me informassem como se forma o plural de Beatriz. Esta dúvida surgiu, uma vez que pretendo denominar um grupo de alunas que têm o mesmo nome.
Grata pela atenção.
No Ensaio sobre a Lucidez, Saramago emprega o termo írrito:
«(…) confia em que a população da capital, novamente chamada a votar, saberá exercer o seu dever cívico com dignidade e o decoro com que sempre o fez no passado, assim se dando por írrito e nulo o lamentável acontecimento em que, por motivos ainda não de todo aclarados, (…)»
[pp. 29–30, 1.ª edição em O Campo da Palavra, da Caminho]
O que é que significa?
Eu posso dizer que um documento foi "vistado", ou trata-se de um neologismo?
A palavra que gostaria de ver esclarecida, se possível, "corréccios", aparece no romance de Mário de Carvalho entitulado Fantasia para Dois Coronéis e Uma Piscina. Procurei em vários dicionários, inclusive no da Academia, e não encontro o vocábulo. Imagino que o seu sentido passe por «indivíduos em correcção (são soldados apelidados por um oficial superior de corréccios)» ou «alvos de acções correctivas, que estiveram numa casa de correcção ou que estão em correcção».
Seria possível confirmar?
Obrigado.
Gostava que me pudesse ajudar para o caso de no final da linha poder translinear correctamente as seguintes palavras: consolação, juízo, fechado e dissesse!
Obrigada pela atenção dispensada.
Gostaria de saber se silicone é um substantivo masculino ou feminino. É que já encontrei as duas formas.
Muito obrigada.
Diz-se «Chega de bois», ou «Achega de bois»? Qual a expressão que é mais correcto usar?
Enamorado é sempre um adjectivo, e namorado, sempre um substantivo?
Gostaria que me fosse tirada a dúvida sobre o seguinte: como se diz «vencedora feminina»? Embora saiba que se chama campeã, já escutei e li "campeona".
Onde está o erro?
Gostaríamos da vossa informação.
Obrigada.
Gostaria de saber como se designam as bolsas de plástico para colocar documentos. Frequentemente ouço a palavra "mica". Será que as podemos designar desta forma?
Obrigada pela atenção!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações