Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
João Daniel Gomes Luís Geógrafo Funchal, Portugal 14K

A palavra verbalizar significa «expressar ou exprimir por palavras». Este acto de exprimir pode ser pela forma oral ou escrita? A minha dúvida prende-se com o facto de associar o acto de verbalizar unicamente à oralidade. Aplica-se também à escrita?

Carolina Ferreira Jurista Lisboa, Portugal 7K

Existe o verbo "demonizar" em língua portuguesa, tal como existe diabolizar? O primeiro, no entanto, não está registado no dicionário que possuo.

Obrigada.

Thais Kommers Estudante Boa Vista, Brasil 8K

Gostaria de saber qual o aumentativo da palavra noite.

Helena Moniz Professora Coimbra, Portugal 7K

Como se diz correctamente?

«Comentário do» ou «comentário ao»? Por exemplo, «Comentário do Código de Processo Penal», ou «Comentário conimbricence ao Código Penal»?

Obrigada!

Filipe Oliveira Eng. civil Coimbra, Portugal 7K

Como é correcto?

«Ele tem mais bom senso», ou «Ele tem melhor senso»?

«Ele tem mais mau senso», ou «pior senso»?

Carla Andrade Professora e estudante Madrid, Espanha 5K

Em «o engraçado é que...», «o engraçado» equivale a «a coisa engraçada»? Então, tanto faz dizer «pediu-me que lhe trouxesse a primeira coisa que encontrasse» ou «pediu-me que lhe trouxesse o primeiro que encontrasse»? Acredito que não, mas não sei explicar o porquê.

Ainda a respeito de «o engraçado é que», há uma regra para explicar este tipo de construção?

Desde já lhes agradeço a vossa ajuda.

Alberto Medeiros Aposentado Natal, RN, Brasil 4K

Nos períodos abaixo, o emprego da vírgula é obrigatório, facultativo, ou não cabível? Favor justificar.

1) Dize-me com quem andas, e te direi quem és.

2) Dize-me com quem andas, que te direi quem és.

Carolina Ferreira Jurista Lisboa, Portugal 4K

Existe a palavra desviacionista em língua portuguesa? O dicionário que possuo não a regista.

Obrigada.

Delfina Casalderrey Professora Espinho, Portugal 13K
Como se forma o plural de meia-noite? "Meias-noites"? É uma palavra invariável em número?
Tiago Aguiar Estudante Porto, Portugal 4K

Discuto com os meus colegas se a palavra mitocôndria se diz «mitocôndria» ou «mitócôndria». Parece-me que a segunda forma está incorrecta: desde logo, porque tornaria tónica a "anteantepenúltima" sílaba, ou por fazer com que a palavra passasse a ser "biacentuada" (que, tanto quanto sei, não está previsto na língua portuguesa, salvo raras excepções). Podem ajudar-me?

Muitíssimo obrigado!