Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Luís Romero Revisor Barcelona, Espanha 6K
Gostaria de saber a grafia correcta desta palavra ("zoster"/"zóster"), que se refere a vírus (por exemplo, de varicela e herpes). Consultei o glossário em www.medicosdeportugal.pt, que é baseado no Dicionário Médico da Climepsi Editores, mas dá-me respostas ambivalentes. Desde já, agradeço os esclarecimentos que me possam prestar.
Rui Correia Consultor (media, tradução, direitos humanos) Joanesburgo, África do Sul 4K

Por que razão se escreve hinduísmo com acento no i? As sílabas são “hin-du-is-mo”, por isso “is” é a penúltima sílaba, e então sem necessidade de acento. Será que o acento está a ser usado como se fosse o trema que no português do Brasil se usa em (por exemplo) tranquilo?

Elaine Muniz Enfermeira São Paulo, Brasil 87K

Qual a diferença entre tirar e retirar? Como são classificadas estas palavras na língua portuguesa?

Hugo Gouveia Trabalhador-estudante Santo Tirso, Portugal 6K

No jornal Destak de 17/06/2008, encontrei na página 7, no preâmbulo de «Portugal com papel na solução da crise», a frase «Europa abalou com o Não da Irlanda ao Tratado».

O uso do verbo abalar, neste contexto, é incorrecto, não é? Suponho que abalar, aqui, tem a função de verbo intransitivo e, portanto, significa «sair» ou «retirar-se». Não se deveria reformular a frase como «Europa abalada pelo Não da Irlanda» ou «Europa abalou-se com o não da Irlanda»?

Continuem o excelente trabalho!

Zara Soares de Almeida Tradutora Lisboa, Portugal 4K

Gostaria de saber se existe alguma regra gramatical para a criação de adjectivos pátrios compostos, ou seja, existe alguma forma de saber qual o adjectivo que deve vir em primeiro lugar? Por exemplo «russo-ucraniano» ou «ucraniano-russo»?

Já consultei as respostas anteriores sobre este assunto, mas não referem regras gramaticais de criação dos adjectivos compostos.

Agradeço, desde já, a vossa disponibilidade.

Micaela Teixeira Professora Lisboa, Portugal 4K

Procurei em vários dicionários e não consegui confirmar se existe a palavra "globalizador" (adjectivo), o sufixo é aplicável para a classe adjectival, mas pretendo que me confirmem se a palavra existe 'oficialmente'. Agradeço a colaboração.

Ariane Arruda Servidora pública Brasília – DF, Brasil 29K

O termo «para tanto», se correto, deve ser aplicado em que situação?

A locução «com vista a» (ou «com vistas a») significa «com o propósito de», «com o intuito de», ou possui apenas a finalidade de submeter um assunto à consideração de um outro setor ou pessoa?

Amândio Monteiro Reformado Braga, Portugal 5K

Li num artigo de um jornal económico a palavra estagflação. Imagino que seja economia paralisada e inflacionada.

Será que estou certo?

António Pinho Professor do ensino secundário (apos.) Viana do Castelo, Portugal 16K

Acedi à pergunta-resposta sobre «tem-lhe ganh(ad)o» e gostei de saber que os particípios regulares ganhado, pagado, gastado, etc. ainda são os gramaticalmente correctos com os auxiliares ter/haver. Durante muito tempo defendi isso (os três particípios associados com dinheiro). Assim, continuarei a usá-los... e a dizer, por exemplo, «tenho acendido» ou «tem abrido», embora esta última já me soe mal.

Estou certo?

Obrigado.

Luís Capela Bancário Lisboa, Portugal 11K

"Fiabilizar" existe? Procurando em vários dicionários, não pude encontrar. Procurando na Internet, encontro várias vezes a palavra utilizada em referências tais como: «Tarefas: supervisionar o conjunto os equipamentos e de instalações, optimizar os custos de manutenção, fiabilizar a base de dados do software GMAO.» O sentido é: i) tornar fiável (1. em que pode confiar, 2. que merece crédito), ii) desencadear uma série de acções tendentes a confirmar a exactidão de determinada informação contida numa base de dados, com vista a que tal informação tenha um grau de fiabilidade (1. credibilidade 2. grau de confiança que algo merece) maior do que o actual.

Antecipadamente grato pelo vosso esclarecimento.