Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Cremilde Rodrigues Professora Leiria, Portugal 4K

Na transposição do discurso directo para o discurso indirecto, o imperativo passa a ser substituído pelo modo conjuntivo. Contudo, algumas, poucas, gramáticas também referem o infinitivo (pessoal ou impessoal?).

«O farmacêutico disse:

— Espera a tua vez, menino!»

Este exemplo poderá dar origem à frase seguinte: «O farmacêutico disse ao menino para esperar a sua vez», ou «O farmacêutico disse para esperar a sua vez»?

São frases gramaticalmente correctas e a sua estrutura é própria de um registo de língua normal (padrão)?

Obrigada pela atenção.

Maria João Engenheira informática Macau, Macau 16K

Como explicar a um estrangeiro (chinês) o género no que se refere aos países?

Válter da Silva Pinto Oficial de justiça Mogi das Cruzes, Brasil 34K

Tenho sempre dúvidas quanto à regência de certos verbos e qual a situação em que é exigida a preposição ou artigo a, passando a utilizar o lhe ou o/os.

Ex.: 1) «Peço-lhe o favor de me explicar.»

Seria correto afirmar que eu peço alguma coisa (sem preposição, portanto objeto direto) a alguém (com preposição, portanto objeto indireto)?

2) «Venho consultá-lo a respeito desse assunto.»

Seria correto afirmar que eu consulto alguém (sem preposição) a respeito (ou sobre, com preposição) alguma coisa ou assunto?

3) «Tenho lhe enviado várias cartas.»

Sendo correto afirmar que eu enviei a alguém (com preposição) alguma coisa (várias cartas, sem preposição).

Por ser um assunto recorrente, mas que quase sempre resta dúvida, se houver outra forma prática para se descobrir a regência, conforme acima exemplificado, gostarei que me expliquem com situações concretas.

Grato!

Sebastião Vieira do Nascimento Professor aposentado da UFCG-PB Campina Grande, PB, Brasil 25K

Estou com uma dúvida sobre a regência do verbo convidar. Li no Ciberdúvidas da Língua Portuguesa sobre a regência do verbo convidar: pede objeto direto. Tenho lido várias mensagens na qual o redator diz: «A empresa X convida a todos...»

«A UFCG convida a professores para..., etc.» Está correta essa regência do verbo convidar?

Maria Oliveira Técnica de serviço social Portimão, Portugal 2K

Desejava saber se existe alguma designação específica para a primeira mulher do bisavô, o qual, após enviuvar do primeiro casamento, casou em segundas núpcias com a segunda esposa. A expressão bisavó por afinidade estará correcta?

Helena Alves Professora Coimbra, Portugal 5K

Como é correcto ler a palavra aquífero? Deve ler-se o u ou não?

É um termo científico que uso, pois sou professora de Biologia e Geologia e tenho dúvida, pois já ouvi dizer das duas formas, com u e sem u.

Obrigada.

Nuno Ribeiro Estudante Braga, Portugal 7K

Qual é a pronúncia preferível do nome próprio Ronaldo? Com o primeiro /o/ aberto, ou fechado?

Nuno Ribeiro Estudante Braga, Portugal 4K

Na palavra marijuana devemos pronunciar a letra j como fricativo velar surdo, ou devemos obedecer à pronúncia normal portuguesa?

Margarida Silva Dias Tradutora Lisboa, Portugal 7K

Diz-se "fulgorosa", ou "fulgurosa"? A verdade é que vem de fulgor, mas parece-me feio "fulgorosa"...

Paula Queiroz Jornalista Lisboa, Portugal 5K

O que significa a palavra vetusto? Pode-se usar "vetustez"?