O termo transumanismo
Gostaria de saber qual será o termo correcto em português para descrever a filosofia que em inglês se chama "Transhumanism".
A ideia é juntar o prefixo trans- com o substantivo humanismo.
Deverá ser "Trans-humanismo" ou "Transumanismo"?
Obrigado.
O artigo o ou a antes dos nomes de clubes
Devemos dizer “a” União de Leiria ou “o” União de Leiria, “o” Naval 1.º de Maio ou “a” Naval 1.º de Maio? E, por outro lado, “o” Estrela da Amadora ou “a” Estrela da Amadora, “o” Santa Clara dos Açores ou “a” Santa Clara dos Açores?
Sobre o uso de absolutíssimo e «muito absoluto»
É correcto usar o superlativo absoluto analítico do adjectivo absoluto («muito absoluto»), ou deveremos apenas usar absolutíssimo?
Obrigada.
A pronúncia da palavra hangar
Qual a forma correcta de pronunciar a palavra hangar? "Hângar" ou "hangár"?
Salgalhada ou salganhada, outra vez
Já me tinha apercebido do uso corrente do termo "salganhada" por variadas pessoas, no entanto, recentemente, encontrei-a escrita num artigo de um prestigiado jornalista.
A minha dúvida é: esta versão com «nh» também é correcta? Sendo o termo correcto, também é sinónimo de confusão ou trapalhada, ou tem um significado completamente diferente?
Muito grata.
Sobre a grafia de búzio e sintetizar + o plural de nomes compostos
A palavra búzio pode-se escrever "búsio"? Uma vez que o s está entre vogais e tem som de z? Eu sei que provavelmente tem a ver com a etimologia das palavras, mas não se espera que uma pessoa estude latim e todas as outras línguas que deram origem ao português, pois não? Outra dúvida que eu tenho é se sintetizar se pode escrever "sintetisar" uma vez que vem de síntese... "Caicha", "caichilho", "chábega", porque estas palavras não se escrevem assim?
Fui procurar na minha gramática como se escrevia o plural de nomes compostos por dois nomes e há duas situações diferentes: num flexionam-se as duas palavras para o plural como em guardas-civis, noutro caso só se flexiona o primeiro para o plural pois o segundo nome é um determinante específico (exemplo: palavras-chave). O que é um determinante específico?
O plural de nado-morto
Apesar de reconhecer que, neste site, é extensa a exposição sobre as palavras compostas, no entanto, não me sinto suficientemente elucidado pelos exemplos verificados.
Qual o plural das palavras nado-morto/nado-vivo?
É corrente o uso de pluralizar o segundo termo ("nado-vivos"), porém, no site da Presidência da República, encontrei esse plural nos dois termos ("nados-vivos")!...
Grato pela vossa ajuda.
O diminutivo de tórax
Por favor, gostaria de saber o diminutivo de tórax. Seria "toraxzinho"?
Obrigada pela ajuda.
As expressões «Não há cá pão para malucos» e «Brincamos ou colamos cartazes»
Qual a origem e o significado das expressões populares «Não há cá pão para malucos» e «Brincamos ou colamos cartazes»?
Obrigado.
Bioética
Escreve-se "bioética", ou "bio-ética"?
