Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Carlos Vieira da Cruz Funcionário público Lisboa, Portugal 15K

Como voltei de novo a ouvir nas tevês e rádios pronunciarem “Nóbel”, em vez de “Nobél”... Afinal qual é a pronúncia correcta?

Manuel Ferreira Técnico de produção Torres Novas, Portugal 8K

Recebi um e-mail que contém a expressão: «com excepção dos artigos infra listados».

A palavra infra está aplicada correctamente? Não é mais adequado «abaixo listados»?

Grato pela atenção.

Daniela B. Tradutora Los Angeles, EUA 9K

A minha dúvida é se a expressão «Minha Nossa» deve ser escrita em maiúsculo ou minúsculo?

Obrigada.

Alexandre Silva Vendedor São Paulo, Brasil 7K

Gostaria de saber se a palavra "megaomenagem" está grafada corretamente?

Manuel Morais Lisboa, Portugal 44K

Em Ainda demais, advérbio, Maria Regina Rocha, baseando-se no que, um pouco laconicamente, Rebelo Gonçalves anota no seu Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa, não levou em linha de conta o facto de o mesmo autor (cf. Vocabulário da Língua Portuguesa, p. 317) classificar demais como advérbio de modo e não de quantidade, função esta que é suprida pela locução adverbial de quantidade «de mais». É inequívoco, pois, que apenas se poderá escrever «Os portugueses gastam de mais».

Cordialmente,

Ricardo Miguel Desempregado Lisboa, Portugal 6K

Quais as interjeições da língua portuguesa que expressam aborrecimento? Pretendia uma que fosse viável para a tradução de «ho hum», do inglês, num contexto em que a pessoa está aborrecida por algo não se lhe apresentar como novo.

Rosa Oliveira Professora Coimbra, Portugal 15K

Perante a estranha ambiguidade da resposta 54 (Teresa Alves) que vai buscar uma justificação semântica (que poderia ser plausível, caso existisse a palavra "sumativo") e a não menos estranha constatação na pergunta 5652 de que nem "somativo", nem "sumativo" constariam de dicionário algum, venho apenas reafirmar a resposta correcta (86) e aconselhar os duvidosos a verificarem que no Dicionário Houaiss (do Círculo de Leitores, versão portuguesa, garantia para os mais puristas) apenas aparece a palavra somativo – «que visa dar uma avaliação final de um programa instrucional (diz-se de processo). Etimo. rad. de somado (part. de somar)».

Convém confirmar em bons dicionários antes de responder.

José Antunes Consultor de gestão Lisboa, Portugal 2K

Qual das fórmulas é a mais adequada para referir a recente actividade comercial de venda de medicamentos sem prescrição médica?

"Para farmácia"?

"Parafarmácia"?

"Para-farmácia"?

Obrigado.

Paulo Pimenta Revisor Lisboa, Portugal 3K

Gostaria de conhecer a análise do Ciberdúvidas acerca do termo "eventário", relação ou sucessão de eventos. Penso que a palavra (ainda) não está dicionarizada, mas ocorre com alguma frequência na Internet.

Patrícia Santos Engenheira Lisboa, Portugal 9K

O meu superior hierárquico e vários colegas gostam de usar «De referir» no início de uma frase, por exemplo: «De referir que a fase inicial do projecto ainda não se encontra concluída.»

Agradeço os vossos comentários quanto à correcção do uso desta expressão para começar uma frase, uma vez que já a corrigi para «É de referir que...» e fui repreendida, por a forma correcta ser «De referir que...»

Obrigado.