Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Maria Eugénia Teixeira Professora do 1.º ciclo Amarante, Portugal 9K

«Subi à cadeira, ela partiu por estar desgastada», ou «Subi à cadeira, ela partiu por estar gasta»?

Qual das frases está correcta?

Mariana Dias Estudante Porto, Portugal 2K

Na frase «O sôfrego do Miguel comeu tudo», a palavra sôfrego é um nome, ou um adjectivo?

Riccardo Mura Foneticista Tempio Pausania, Itália 2K

Em português do Brasil, arco-íris e "arco(-)botante" são pronunciadas com /-o-/, ou com /-u-/?

Thomas Schlemmermeyer Freelance para: aulas de alemão, tradução, reda{#c|}ção Curitiba, Brasil 5K

Domino o português como língua estrangeira. Há algum tempo, procuro entender as frases com gerúndio a partir de um ponto de vista pragmático, isso quer dizer que, sem cair no estudo da nomenclatura para diferentes orações subordinadas (onde o gerúndio se mostra importante), parto para o estudo simples do significado de cada oração com gerúndio que encontro. E eis que uma frase interessante cruzou o meu caminho, cito-a dentro do contexto:

«Turistas, há poucos na semana, só o suficiente pra dar ao pessoal que vive de conduzir charretes algo que fazer. Quase não se nota sua presença, tirando fotos e almoçando peixe frito.» (Paraíso em cativeiro, Cecilia Giannetti, Folha de São Paulo, C2, 21.10.2008)

O texto evidentemente está escrito em estilo não formal, como é indicado pela forma "pra" em vez de para.

Mas mesmo assim o uso do gerúndio aqui me intriga e me instiga. O que se quer dizer aqui me parece ser o seguinte: «Quase não se nota a presença dos poucos turistas que costumam tirar fotos e almoçar peixe frito.»

Mas a frase «Quase não se nota sua presença, tirando fotos e almoçando peixe frito» parece então recorrer ao gerúndio para referir-se a um substantivo («os turistas») de uma frase anterior. Mesmo sendo um estilo coloquial, toda a forma de "referenciar as coisas" nesta frase me parece um pouco solta, irregular e confusa demais? Ou estou eu errado, e esta frase está corretíssima no que tange os gerúndios e sua função sintática?

Morais Silva Reformado Amadora, Portugal 6K

Existe "conceitualizar"?

O FLIP [coorector ortográfico] diz que "conceitualiza" é presente do indicativo de "conceitualizar". Mas "conceitualizar", diz que não existe!

Juarez Teles Funcionário público Divinópolis, Brasil 3K

Gostaria de saber se o certo a se escrever é:

«Fica designada audiência de conciliação» ou
«Fica designado audiência de conciliação».

Sei que, em alguns adjetivos como proibido, necessário, bom etc., o gênero depende da existência do artigo ou de um determinante, ex. «Pimenta é bom»/«A pimenta é boa»; portanto, gostaria de saber se a palavra designado se comporta da mesma maneira que esses adjetivos, especialmente nessa frase da audiência, já que me deparo com a mesma em vários processos, e ora está de um jeito e ora de outro.

Obrigado.

Rita Medeiros Secretária Warwick, Reino Unido 40K

Sou brasileira, mas moro fora do Brasil há dez anos. Meus filhos são bilingues, falam inglês e português.

Quero que eles continuem fluentes no português, mas que também leiam e escrevam. Para isso lhes ensino português em casa.

Já estou ensinando os verbos ser e estar para a minha filha.

E no outro dia me deparei com o seguinte exercício:

«Às vezes, _______ ingênuos. (somos/estamos).»

Ela me respondeu: «Às vezes, estamos ingênuos.»

O que na hora eu disse: «Está errado, o certo é "às vezes somos ingênuos".»

Então o argumento começou aí, pois eu tinha explicado a ela que quando usamos às vezes, hoje, ontem, etc. (qualquer fator que indique tempo), usamos o verbo estar.

Mas nesse caso tinha de ser o verbo ser e não consegui encontrar uma explicação.

Poderiam me explicar?

José Santos Técnico de informática Silves, Portugal 30K

Qual é a divisão silábica da palavra unha?

Ricardo Órfão Estudante Bragança, Portugal 6K

É correcto dizer-se «Aquele carro além é o meu»? Ou não se pode usar além desta forma?

Renato Teixeira Fisioterapeuta Rio de Janeiro, Brasil 8K

Sou fisioterapeuta e faço Doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Minha tese será sobre um estudo dos currículos dos cursos de fisioterapia da região Norte do Brasil e estou usando a mesma metodologia usada pelo Ministério da Educação do Brasil ao estudar a "Aderência dos cursos de enfermagem, medicina e odontologia às Diretrizes Curriculares Nacionais" (norma do governo em relação aos currículos das profissões).

Ao tentar conceituar o termo aderência encontrei no Ciberduvidas e no Portuguesbrinca (não está mais no ar, porém consegui acessá-lo via caché) que o que eu deveria fazer era estudar a adesão e não a aderência.
No entanto, em minha banca de qualificação, um professor doutor em filosofia questionou, pois segundo ele adesão significaria uma forte ligação física entre coisas, e aderência é que seria o termo mais correto (ou seja, o oposto).
Tentei encontrar em dicionários etimológicos a diferença, porém não encontrei. Nem nos dicionários linguísticos.

Daí vem o problema, pois minha orientadora diz que sites da Internet não são científicos, por isso não posso defender minha opinião baseado no que vocês disseram. Assim, eu precisaria saber a fonte de onde vocês tiraram a explicação tão bem fornecida no site de vocês.

Grato pela atenção.