Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Kamal Mansinho Médico Amadora, Portugal 8K

"Oro-traqueal", ou "orotraqueal"?

"Oro-genital", ou "orogenital"?

Bruno Mendes Estudante Abrantes, Portugal 11K

Gostaria de saber quando uma pessoa, numa proposição bastante recorrente, usa da expressão «eu deduzi que querias dizer isso» estará correcta, em detrimento da expressão, a meu ver, mais correcta «eu induzi que querias dizer isso». Pois a indução acontece quando se parte do particular para o geral, e a dedução, do geral para o particular.

Numa situação quotidiana, qual é a expressão mais correcta a ser usada?

Katarina Kostratchenkova Tradutora Moscovo, Rússia 4K

Faz favor, explique a diferença entre as preposições de e com nas locuções seguintes:

«chá com leite» — «chá de limão»; «torrada com manteiga» — «sanduíche de fiambre».

Obrigada.

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil 9K

A palavra espanhola "farallon" designa uma rocha ou rochedo marítimo, maior e mais alto do que um arrecife, que se destaca do mar, em geral próximo à costa. Qual seria o vocábulo português que o traduz melhor: penedo, penhasco, abrolho, escolho?

Em Portugal, há uma localidade chamada Faralhão, da freguesia de Sado, do concelho de Setúbal, ao que parece em região banhada pelo mar, em face do que fiquei imaginando se o sobredito termo castelhano em causa não poderia ser traduzido apenas como "faralhão" mesmo.

Os esclarecimentos infalíveis do nosso infalível Ciberdúvidas, por favor.

Muito obrigado sempre.

Carlos Alberto Rodrigues Marques Pinto Professor aposentado Coimbra, Portugal 7K

Na recolha oral de uma pequena peça teatral cantada, do segundo quartel do século XX, encontro a palavra pronunciada como "ôrêlo" ("ourêlo", "orêlo", "oure-lo"?) no verso que transcrevo: «mas é preciso orêlo para a mamã não saber». Parece significar «segredo, cuidado, cautela». Porém, a única palavra que encontro nos dicionários, "ourelo", tem a forma preferível "ourela", cujo significado não parece ajustar-se à frase.

Terá a transmissão oral deturpado a palavra original?

Haverá outra palavra semelhante?

João Afonso Estudante Aveiro, Portugal 7K

Se eu quiser referir-me a água com cloro, poderei utilizar a expressão «água clorificada» ou «água aclorada»? Encontrei as duas expressões através do Google, mas não sei se o seu uso é correcto...

Desde já, os meus agradecimentos.

João Morais Aposentado Évora, Portugal 9K

O advérbio seguinte aparece escrito de maneiras diferentes: "talqualmente" e "tal-qualmente".

Qual a forma correcta?

Grato pela atenção.

João Luís Geógrafo Funchal, Portugal 3K

Acabei de ver e ouvir uma intervenção do sr. ministro Santos Silva que utilizava o vocábulo "tremendista", ao pretender referir-se à oposição político-partidária considerando-a, se é que consegui perceber no contexto da sua intervenção, exagerada e/ou medonha. "Tremendista" existe no léxico da língua portuguesa, ou é reflexo do novo acordo ortográfico?

Muito obrigado pelo vosso excelente trabalho.

Ricardo Sequeira Tradutor Lisboa, Portugal 5K

Gostaria de colocar a seguinte questão: dada a falta de uma uniformização da transcrição do alfabeto cirílico para o latino, não será a fonética que deve prevalecer? Dou um exemplo, o antropónimo "Gorbachov"/"Gorbachev", em russo escreve-se com uma letra, o "ë" que tem o valor fonético de "yó", e que como tal faz com que o referido nome seja sempre lido como "Gorbachov" e nunca como "Gorbachev". No entanto, fico admirado com a tendência para a uniformização deste nome em português por "Gorbachev". O espanhol, por exemplo, grafa-o por "Gorbachov".

Na minha opinião, a grafia "Gorbachev" é errada já que na língua original, o "ë" é uma letra autónoma e distingue-se do "e".

Agradeço antecipadamente o tempo e as eventuais respostas.

Sandra Nascimento Advogada Campinas, Brasil 16K

Qual a forma correta?

«As partes não chegaram a um consenso...»

ou

«As partes não chegaram em um consenso...»?

Grata.